Recursos de realidade aumentada e letramentos digitais

Autores

  • Isabella Vitória Fajani Tedeschi Pontifícia Universidade Católica
  • Eliane Fernandes Azzari Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

Letramentos digitais, Realidade aumentada, Tecnologias digitais

Resumo

Este trabalho apresenta nossa pesquisa, que investigou três aplicativos com recursos de Realidade Aumentada – Metaverse, Wikitude e Arts and Culture. Operando sob a ótica dos letramentos (ROJO; MOURA, 2019; MONTE MÓR, 2017), o estudo, de abordagem qualitativa (DENZIN; LINCOLN, 2006), adotou a Etnografia Digital (PINK et al., 2016) por metodologia. Buscamos entender as potencialidades e recursos oferecidos pelas plataformas estudadas de forma a inter-relacioná-las com a perspectiva dos letramentos, a fim de analisarmos em que medida estudantes poderiam (ou não), com auxílio de tais recursos digitais, expressar suas subjetividades em processos educacionais.

 

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Biografia do Autor

Isabella Vitória Fajani Tedeschi, Pontifícia Universidade Católica

Graduanda. Pontifícia Universidade Católica de Campinas. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3727-8199.

Eliane Fernandes Azzari, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Linguagem, Mídia e Arte e da Faculdade de Letras da PUC-Campinas. Doutora e mestra em Linguística Aplicada.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3861-0712

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-10-03

Como Citar

Fajani Tedeschi, I. V., & Azzari, E. F. (2023). Recursos de realidade aumentada e letramentos digitais. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 10, e023032. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/865