Uma proposta de trabalho com o gênero discursivo conto de fadas nas aulas de língua portuguesa para alunos(as) dos anos iniciais do ensino fundamental a partir das relações étnico-raciais
Palavras-chave:
Língua Portuguesa. Conto de Fadas. Relações Étnico-Raciais.Resumo
O objetivo deste trabalho é didatizar o gênero discursivo conto de fadas nas aulas de língua portuguesa no 2º ano das séries iniciais do ensino fundamental. A problemática que configura esta pesquisa centra-se da seguinte forma: De que modo os contos de fadas nas aulas de língua portuguesa podem contribuir para a formação humana da criança? Como resultado final, os dados analisados resultaram na elaboração de uma proposta de intervenção didático-pedagógica com o gênero conto de fadas a partir da temática das relações étnico-raciais nas aulas de língua portuguesa para alunos(as) do 2º ano das séries iniciais do ensino fundamental.
Downloads
Referências
ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 4. ed. São Paulo: Scipione, 2006.
ALBUQUERQUE, E. B. C. Conceituando Alfabetização e Letramento. In: SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M. (Orgs.). Alfabetização e Letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 11-22.
AMARANTE, C. B. O Gênero Discursivo Canção: uma proposta de ensino para crianças. 2019. 204 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2019. Disponível online em: <http://www.ple.uem.br/defesas/pdf/cbamarante.pdf>. Acesso em 28 set. 2021.
ARANTES, A. S.; LUZ, I. M.; SANTOS, M. E. V. (Org.). Território Negro: percepções históricas e educacionais sobre as relações étnico raciais no nordeste brasileiro. Recife: Editora da UFPE, 2020.
ARANTES, A. S.; GASPAR, M. M. G. S. Sobre a Organização de um Livro. In: ARANTES, A. S.; GASPAR, M. M. G. S. (Orgs.). Literatura Afro-Brasileira e Africana: experiências formadoras na extensão, no ensino e na pesquisa. Recife: Edupe, 2018a, p.16-23.
ARANTES, A. S.; GASPAR, M. M. G. S. Diversidade Étnico-Racial e Literatura Infanto-Juvenil: uma reflexão teórico-metodológica de “pesquisa-ação-formação”. In: ARANTES, A. S.; GASPAR, M. M. G. S. (Orgs.). Literatura Afro-Brasileira e Africana: experiências formadoras na extensão, no ensino e na pesquisa. Recife: Edupe, 2018b, p. 25-42.
ARAUJO, D. C. As Relações Étnico-Raciais na Literatura Infantil e Juvenil. Educ. Rev., Curitiba, vol. 34, n. 69, p. 61-76, 2018.
ÁRIES, P. Histórias Social da Criança e da Família. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC,1981.
BRASIL. PNLD. Brasília: MEC, 2018. Disponível online em: <http://portal.mec.gov.br/busca-geral/318-programas-e-acoes-1921564125/pnld-439702797/12391-pnld>. Acesso em 25 ago. 2021.
BRASIL. Lei n.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Brasília: MEC, 2003. Disponível online em: <https://www.mpma.mp.br/arquivos/CAOPDH/Leis_10.639_2003__inclus%C3%A3o_no_curr%C3%ADculo_oficial_da_Hist%C3%B3ria_e_Cultura_Afrobrasileira.pdf>. Acesso em 20 set. 2021.
BASTOS, G. M. A Importância dos Contos de Fadas na Educação Infantil. 55 f. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade de Brasília. Brasília, 2015.
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 4. ed. Trad. de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1920].
BETTELHEIM, B. A Psicanálise dos Contos de Fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
BEZERRA, B. G. Gêneros no Contexto Brasileiro: questões [meta]teóricas e conceituais. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
CRIANÇAS DIANTE DO TRONO. Direção: Sérgio Gomes. Produção: Ministério Diante do Trono. Intérpretes: Ana Paula Valadão e outros. Roteiro: Ana Paula Valadão. Belo Horizonte: Produtora Diante do Trono, 2001. 1 DVD (85 min.)
CRIANÇAS DIANTE DO TRONO OFICIAL. Aos Olhos do Pai. Youtube, 15 out. 2015. Disponível online em: <https://www.youtube.com/watch?v=LOiQ5BvDlSw>. Acesso em 23 set. 2021.
DOLZ, J; NOVERRAZ, M; SCHNEUWLY, B. Sequências Didáticas para o Oral e a Escrita: Apresentação de um Procedimento. In: ROJO, R; CORDEIRO, G. S. (Orgs.). Gêneros Orais e Escritos na Escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 81-108.
DIAS, E.; MESQUITA, E. M. C.; FINOTTI, L. H. B. et al. Gêneros Textuais e(ou) Gêneros Discursivos: uma questão de nomenclatura? Revista Interações, Santarém, v. 7, n.º 19, p. 142-155, 2011. Disponível on-line em: <https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/475>. Acesso em 20 out. 2021.
EDITORAS ÁTICA E SCIPIONE. PNLD 2019: coleção ápis. Youtube, 17 jul. 2018. Disponível online em: < https://www.youtube.com/watch?v=h7GJ7glYBF8>. Acesso em 25 ago. 2021.
FARIAS, F. R. A.; RUBIO, J. A. S. Literatura Infantil: a contribuição dos contos de fadas para a construção do imaginário infantil. Revista Eletrônica Saberes da Educação, São Roque, v. 3, n. 1, online, 2012. Disponível online em: <https://docplayer.com.br/10590853-Editorial-revista-eletronica-saberes-da-educacao-volume-3-no-1-2012.html>. Acesso em 05 jun. 2021.
GALVÃO, A.; LEAL, T. F. Há Lugar ainda para Métodos de Alfabetização?: conversas com professores(as). In: MORAIS, A. G.; ALBUQUERQUE, E. B. C.; LEAL, T. F. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 11-28.
GERALDI, J. W. Portos de Passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOECKS, R. Cabelo bom é o que? Rio de Janeiro: Ed. Autor, 2016.
JANSON. T. A História das Línguas: uma introdução. Trad. de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2015.
LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. A Formação da Leitura no Brasil. São Paulo. Ática, 2003.
MACHADO, A. M. Cachinhos de Ouro. Recontado por Ana Maria Machado. São Paulo: FTD Educação, 2004.
OLIVEIRA, A. O. P. Os Contos de Charles Perrault em Tradução. Revista Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 71, n. 1, p. 169-180, 2018.
OTTONI, M. A. R. Gêneros Textuais/Discursivos: um debate teórico. In: LEFFA, V. J. (Compilador). TELA (Textos em Linguística Aplicada). [DVD]. 4. ed. Pelotas: Educat, 2009. Disponível on-line em: <http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/SIGET_III/artigos/Ottoni.pdf>. Acesso em 20 out. 2021.
PINTO, M. A Infância como Construção Social. In: PINTO, M.; SARMENTO, M. J. (Orgs.). As Crianças: contextos e identidades. Braga: Centro de Estudos da Criança; Universidade do Minho, 1997. p. 62-70.
SANDRONI, L. C.; MACHADO, L. R. A Criança e o Livro. 2 ed. São Paulo: Ática, 1987.
SOUZA, F. O Patinho Feio. Recontado por Flávio Souza. São Paulo: FTD Educação, 2010.
TRINCONI, A.; BERTIN, T.; MARCHEZI, V. Ápis de Língua Portuguesa: 1º ano do ensino fundamental (anos iniciais). 3. ed. São Paulo: Ática, 2017a.
TRINCONI, A.; BERTIN, T.; MARCHEZI, V. Ápis de Língua Portuguesa: 2º ano do ensino fundamental (anos iniciais). 3. ed. São Paulo: Ática, 2017b.
TRINCONI, A.; BERTIN, T.; MARCHEZI, V. Ápis de Língua Portuguesa: 3º ano do ensino fundamental (anos iniciais). 3. ed. São Paulo: Ática, 2017c.
TRINCONI, A.; BERTIN, T.; MARCHEZI, V. Ápis de Língua Portuguesa: 4º ano do ensino fundamental (anos iniciais). 3. ed. São Paulo: Ática, 2017d.
TRINCONI, A.; BERTIN, T.; MARCHEZI, V. Ápis de Língua Portuguesa: 5º ano do ensino fundamental (anos iniciais). 3. ed. São Paulo: Ática, 2017e.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Iniciação Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.