Pedagogias estéticas e de gênero

questões simbólicas e sensíveis tecidas na arte de mestras-artesãs da associação tapeçaria timbí, Camaragibe-PE

Autores

  • Talita Matos Ribeiro Universidade Federal de Pernambuco
  • Mário de Faria Carvalho Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Estética, Artesanato, Educação, Gênero, Mulheridade

Resumo

É investigada a subversão das noções de gênero e, consequentemente, de educação, a partir das percepções das mulheridades presentes nas produções da Associação Tapeçaria Timbí, Camaragibe-PE. Consideramos o imaginário cultural e suas afetações simbólicas cotidianas, segundo uma perspectiva fenomenológica sobre vivências femininas na cultura popular, que reflete experiências e noções decoloniais sobre as temáticas abordadas. Foi feita uma análise estética de três obras, percebendo as sensibilidades contidas em tais artefatos culturais, possibilitando a discussão do coletivismo nas comunidades. Concluímos que o produto da relação mulher-arte intui narrativas sobre questões de gênero e formação humana, e sugere a decolonização do conhecimento.

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Biografia do Autor

Talita Matos Ribeiro, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Design pela Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste. https://orcid.org/0000-0003-2741-8194.

Mário de Faria Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Sciences Sociales. Professor Associado III da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7071-2586

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-10-03

Como Citar

Matos Ribeiro, T., & Faria Carvalho, M. de. (2023). Pedagogias estéticas e de gênero: questões simbólicas e sensíveis tecidas na arte de mestras-artesãs da associação tapeçaria timbí, Camaragibe-PE. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 10, e023033. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/1026