Implicações de visitas escolares a um planetário no ensino e aprendizagem de Astronomia na perspectiva de professores

Autores

  • Gustavo Daniel Apolinário Assis Escola Estadual Prof. Iago Pimentel
  • João Victor Pereira Toso Universidade Federal de São João del-Rei
  • Alessandro Damásio Trani Gomes Universidade Federal de São João del-Rei

Palavras-chave:

Astronomia. Planetário. Extensão. Educação não formal. Educação em Ciências.

Resumo

Realizou-se uma pesquisa qualitativa e exploratória, com delineamento do tipo levantamento de campo, com os objetivos de traçar o perfil e compreender os motivos pelos quais os professores agendam sessões no planetário da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e, na visão deles, qual a contribuição da visita para a aprendizagem de seus alunos. Participaram da pesquisa 37 professores da Educação Básica, que responderam a um questionário. Os resultados indicam que os professores, em geral, têm interesse, mas admitiram não terem conhecimentos suficientes para lecionar conteúdos relacionados à Astronomia, pois sua formação inicial, nessa área, não foi satisfatória. Os motivos que levaram os professores a agendar visitas ao planetário foram diversos e puderam ser classificados em cinco categorias. Todos os professores elogiaram a visita, exaltando a aprendizagem interativa e a experiência educacional envolvente e inspiradora para os alunos.

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Biografia do Autor

Gustavo Daniel Apolinário Assis, Escola Estadual Prof. Iago Pimentel

Aluno do Ensino Médio na Escola Estadual Prof. Iago Pimentel. ORCID: https://orcid.org/0009-0007-9296-5465

João Victor Pereira Toso , Universidade Federal de São João del-Rei

Licenciado em Física pela Universidade Federal de São João del-Rei. Mestrando em Física e Química de Materiais. ORCID: https://orcid.org/0009-0001-4201-369X.

Alessandro Damásio Trani Gomes, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduação em Física Licenciatura. Graduação em Engenharia de Controle e Automação. Mestrado e Doutorado em Educação. Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Ciências Naturais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São João del-Rei. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9095-5270

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-05-31

Como Citar

Apolinário Assis, G. D., Pereira Toso , J. V., & Trani Gomes, A. D. (2024). Implicações de visitas escolares a um planetário no ensino e aprendizagem de Astronomia na perspectiva de professores. Revista Brasileira De Iniciação Científica, e024023. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/1586