Implicações de visitas escolares a um planetário no ensino e aprendizagem de Astronomia na perspectiva de professores
Palavras-chave:
Astronomia. Planetário. Extensão. Educação não formal. Educação em Ciências.Resumo
Realizou-se uma pesquisa qualitativa e exploratória, com delineamento do tipo levantamento de campo, com os objetivos de traçar o perfil e compreender os motivos pelos quais os professores agendam sessões no planetário da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e, na visão deles, qual a contribuição da visita para a aprendizagem de seus alunos. Participaram da pesquisa 37 professores da Educação Básica, que responderam a um questionário. Os resultados indicam que os professores, em geral, têm interesse, mas admitiram não terem conhecimentos suficientes para lecionar conteúdos relacionados à Astronomia, pois sua formação inicial, nessa área, não foi satisfatória. Os motivos que levaram os professores a agendar visitas ao planetário foram diversos e puderam ser classificados em cinco categorias. Todos os professores elogiaram a visita, exaltando a aprendizagem interativa e a experiência educacional envolvente e inspiradora para os alunos.
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