Investigando o uso da inteligência artificial ChatGPT-3.5 no Ensino de Física

Autores

  • Allan Ferraz Instituto Federal de São Paulo, campus Caraguatatuba
  • Alex Lino Instituto Federal de São Paulo, campus Caraguatatuba

Palavras-chave:

Inteligência Artificial. ChatGPT. Ensino de Física. TIC.

Resumo

Esse estudo buscou verificar de forma experimental e qualitativa a viabilidade do ChatGPT-3.5 na resolução de questões e exercícios de física, além de sua aplicabilidade no ensino-aprendizagem. Foi realizado uma revisão da literatura sobre Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e ChatGPT no ensino, utilizando artigos científicos e livros. Avaliou-se a confiabilidade da ferramenta em resolver problemas de física por meio de uma seleção de questões, conceitos, equações e experimentos. Analisaram-se percentuais de acertos e a coerência das respostas, investigando possíveis razões para erros. O estudo oferece detalhes das aplicações da IA no ensino de física e conclui que é necessário conhecimento prévio em Física para usar o ChatGPT-3.5 como ferramenta educacional, dado os erros cometidos pela IA.

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Biografia do Autor

Allan Ferraz, Instituto Federal de São Paulo, campus Caraguatatuba

Estudante de Licenciatura em Física. Instituto Federal de São Paulo – IFSP, campus Caraguatatuba. ORCID: https://orcid.org/0009-0001-9237-2535

Alex Lino, Instituto Federal de São Paulo, campus Caraguatatuba

Licenciatura em Fisica, mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática e doutorado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática sendo parte deste realizado na Università degli Studi di Perugia, na Itália. Atualmente é professor do Instituto Federal de São Paulo - IFSP - campus Caraguatatuba. Tem experiência na área de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: fisica moderna, inserção de física moderna e contemporânea no ensino médio, formação continuada de professores, grupos de estudo, aprendizagem significativa, história e filosofia da ciência e obstáculos epistemológicos. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9059-9517

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Publicado

2025-01-06

Como Citar

Ferraz, A., & Lino, A. (2025). Investigando o uso da inteligência artificial ChatGPT-3.5 no Ensino de Física. Revista Brasileira De Iniciação Científica, e025004. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/1797