A educação infantil e o espaço para o desenvolvimento dos precursores da linguagem escrita
Palavras-chave:
Simbolismo. Linguagem. Práticas pedagógicas.Resumo
A pesquisa teve como objetivo analisar as práticas de leitura, escrita e outras formas de linguagem em uma turma do último ano da educação infantil de um centro municipal, investigando a seguinte questão: Que espaços e oportunidades são dedicados à leitura, escrita e outras formas de linguagem no último ano da Educação Infantil? O estudo utilizou uma abordagem qualitativa, tendo como metodologia a observação, com registros em vídeo e em diário de campo para complementar as informações coletadas. Os resultados indicaram uma rica diversidade de oportunidades de brincadeira de faz de conta, literatura e produção de desenhos, evidenciando a exploração dos precursores da escrita, o que potencializa o desenvolvimento das funções simbólicas que serão mobilizadas no início do 1º ano do ensino fundamental.
Downloads
Referências
BOGDAN, Robert.; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
CARVALHO, Bruna; GALVÃO MARSIGLIA, Ana Carolina. Simbolismo: aquisição cultural basilar à apropriação da língua escrita. Revista Brasileira de Alfabetização, Florianópolis, v. 1, n. 5, 1 jan. 2017. DOI: DOI: https://doi.org/10.47249/rba.2017.v1.216. Acesso em: 20 ago. 2024.
FERNANDES, Renata. Anotações e Inquietações Acerca do Objeto, da Criança, do Simbolismo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 32, n. 2, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6652. Acesso em: 18 ago. 2024.
GARCEZ, Andrea; DUARTE, Rosalia; EISENBERG, Zena. Produção e análise de vídeogravações em pesquisas qualitativas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n.2, p. 249- 262, mai./ago. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/q5XSP6jGHgkSWZdy4wGLBbg/. Acesso em: 20 ago. 2024.
HONORATO, Aurea. et al. A vídeo-gravação como registro, a devolutiva como procedimento: pensando sobre estratégias metodológicas na pesquisa com crianças. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 29., 2006, Caxambu. Anais..., Caxambu: ANPEd, 2006. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT16-2172--Int.pdf. Acesso em: 20 ago. 2024.
IAVELBERG, Rosa. O Desenho Cultivado da Criança. Porto Alegre: Editora Zouk, 2017.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 2005.
MARTINATI, Adriana Zampieri; ROCHA, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da. " Faz de conta que as crianças já cresceram": o processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 19, p. 309-320, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0192839. Acesso em: 11 jun. 2024.
NEVES, Teresa Santos. Brincar e jogos de linguagem. Análise Psicológica, Lisboa, v. 27, n. 3, p. 433-442, 2009. DOI: DOI: https://doi.org/10.14417/ap.237. Acesso em: 30 ago. 2024.
PRESTES, Zóia. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2012.
ROCHA, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da; RIBEIRO, Rosângela Benedita. A vida cotidiana e as brincadeiras no primeiro ano do ensino fundamental. Cadernos CEDES, Campinas, v. 37, p. 237-258, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/CC0101-32622017173572. Acesso em: 11 jun. 2024.
SCHNACK, Cristiane M.; OSTERMANN, Ana Cristina. Infância e família: desenvolvimento infantil na perspectiva da fala-em-interação. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 299-307, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722010000200012. Acesso em: 30 ago. 2024.
SILVA, Dener Luiz da. Do gesto ao símbolo: a teoria de Henri Wallon sobre a formação simbólica. Educar em Revista Curitiba, v.30 p. 145-163, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602007000200010. Acesso em: 30 ago. 2024.
VIGOTSKI, Lev S. A formação social da mente. 7.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VIGOTSKI, Lev S. A construção do pensamento e da linguagem. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Iniciação Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.