Consumo digital e questões sociais

Uma análise do marketing relacionado a causas a partir do mecanismo de pesquisa Ecosia

Autores

  • Júlia Bortolin dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Thainá Gremes Carneiro Universidade Federal de Santa Maria
  • Leonardo Andrada de Mello Universidade Federal de Santa Maria
  • Sandra Rubia da Silva Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Ecosia, Marketing, Sustentabilidade, Comunicação

Resumo

O marketing relacionado a causas é uma estratégia utilizada por empresas para obter destaque, na qual o consumidor pode beneficiar a si próprio ao mesmo tempo que ajuda algo/alguém. O texto tem por finalidade analisar plataformas que revertem seus lucros em medidas que beneficiem causas sociais e analisar sua influência no comportamento do consumidor. O propósito analítico, com foco no mecanismo de pesquisa Ecosia, é entender como a cooperação entre a empresa e causa social impulsiona o público que irá consumir o produto, optando-se por métodos de análise da plataforma e busca de referenciais teóricos para ter conclusões acerca do tema.

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Biografia do Autor

Júlia Bortolin dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica de Comunicação Social - Produção Editorial pela Universidade Federal de Santa Maria. 

Thainá Gremes Carneiro, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica de Comunicação Social - Produção Editorial pela Universidade Federal de Santa Maria. 

Leonardo Andrada de Mello, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria e doutorando em Comunicação pela UNISINOS. Integrante do Grupo de Pesquisa Consumo e Culturas Digitais (UFSM/CNPq).

Sandra Rubia da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Ciências da Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Pesquisa Consumo e Culturas Digitais (UFSM/CNPq).

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-12-15

Como Citar

Bortolin dos Santos, J., Gremes Carneiro, T., Andrada de Mello, L., & Rubia da Silva, S. (2020). Consumo digital e questões sociais: Uma análise do marketing relacionado a causas a partir do mecanismo de pesquisa Ecosia. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 7(6), 220–235. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/256