Educação especial
análise e ações sobre a formação inicial e continuada de professores do sul do Brasil
Palavras-chave:
Educação Especial. Formação de professores. Formação inicial. Formação continuada.Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa no âmbito da iniciação científica, visando analisar as ações de formação, inicial e continuada, de professores no campo da Educação Especial. Analisou-se dois estudos, um com professores em formação inicial e outro com professores em formação continuada. Os resultados evidenciaram a importância da teoria ser atrelada a prática e a necessidade de construir espaços de formação continuada no contexto escolar. Conclui-se que é imprescindível refletir sobre a formação inicial e a formação continuada no intuito de qualificação profissional e consequentemente do processo de ensino e aprendizagem.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial, 1988.
BRASIL. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Unesco, 1990.
BRASIL. Declaração de Salamanca: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Brasília: Unesco, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Especial. Diretrizes operacionais da educação especial para o atendimento educacional especializado na educação básica. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
CANDAU, Vera Maria (org). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997, p. 51-68.
KÖNIG, F. R. Formação inicial e educação inclusiva: um olhar para cursos de licenciatura. (Dissertação) Mestrado. Santa Maria, RS: UFSM, 2019.
MACHADO, Amélia Carolina Terra Alves; BORUCHOVITCH, Evely. As práticas autorreflexivas em cursos de formação inicial e continuada para professores. Psicol. Ensino & Form., São Paulo , v. 6, n. 2, p. 54-67, 2015 .
MEIRIEU, Philippe. A pedagogia entre o Dizer e o Fazer: a coragem de começar. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MICHELS. M. H. Gestão, formação e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar. Revista Brasileira de Educação. v. 11, n. 33, set./dez. 2006, p. 406-423.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de Professores: identidade e saberes da docência. IN: PIMENTA (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez 1999.
PORTO, Yeda da Silva. Formação continuada: a prática pedagógica recorrente. In: MARIN, A. J. Educação continuada: reflexões, alternativas. Campinas: Papirus, 2000.
SOUZA, Clarissa, M. C. R. Ação formativa e aprendizagem: tecendo novas possibilidades para as práticas pedagógicas. (Dissertação) Mestrado. Santa Maria, RS: UFSM, 2019.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Iniciação Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.