A Estudante universitária e as inter-relações no campo científico
trajetórias, perfis, experiências e processos formativos
Palavras-chave:
Ensino Superior, Trajetória Acadêmica, Estudante Universitária, Origem socialResumo
Este trabalho objetiva analisar os elementos da trajetória acadêmico-científica da estudante da graduação, a partir da influência dos capitais econômico e cultural no processo de socialização e no decurso de seus estudos. A pesquisa teve a participação de 156 voluntárias matriculadas em 36 cursos de graduação de uma instituição federal brasileira. A análise, fundamentada em Bourdieu, revelou que a origem social e o capital cultural das estudantes podem trazer implicações tanto para sua inserção, quanto para as escolhas e permanência no ensino superior.
Downloads
Referências
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Porto Editora, 1994.
BOURDIEU, P. Escritos De Educação. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (orgs.). 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes,2010.
BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis:
Editora da UFSC, 2014.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Sobre a Doença: O que é Covid-19. Brasília: DF, 2020. Disponível em: <https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid>. Acesso em: 19 ago. 2020.
CUNHA, E. R.; MAROSINI, M. C. Evasão na educação superior: uma temática em discussão. Revista Cocar, Belém, v. 7, n. 14, p. 82-89, 2013. Disponível em:
<https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/8775/2/Evasao_na_educacao_superior_uma_tematica_em_discussao.pdf >. Acesso em: 12 fev. 2020.
MATTOS, H. C. X. da S.; FERNANDES, M. C. da S. G. Estudantes universitários: estratégias e procedimentos para a permanência. Revista Contemporânea de Educação, v. 14, n. 29, p. 156-174, 2019. Disponível em: < https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/20361/pdf_1 >. Acesso em: 16 out. 2019.
NOGUERIA, C. M. M. ; NOGUEIRA, M. A. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação e Sociedade, n. 78, p. 15-36, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n78/a03v2378>. Acesso em: 06 jan. 2020.
VERAS, R. D. V. O percurso estudantil de alunas casadas do curso de pedagogia do CFP-UFCG: dilemas e superações da dupla jornada. 2015. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. Disponível em: < http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/bitstream/riufcg/7227/1/ROMERIA%20DAVINA%20VIEIRA%20VERAS.%20TCC.%20LICENCIATURA%20EM%20PEDAGOGIA.2015.pdf >. Acesso em: 08 maio 2020.
ZAGO, N. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 32, p. 226-237, 2006. Disponível em:
< http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n32/a03v11n32.pdf >. Acesso em: 12 fev. 2020.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Iniciação Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.