Jornalismo e agricultura

os valores-notícia presentes na comunicação rural dos jornais impressos da região do Médio Alto Uruguai

Autores

  • Sabrina Tais Lermen Universidade Federal de Santa Maria
  • Mirian Quadros UFSM

Palavras-chave:

Jornalismo impresso, Comunicação rural, Newsmaking, Valores-notícia

Resumo

Ao selecionar os fatos que resultarão em notícias, o jornalismo exerce um papel crucial na sociedade, determinando o que o público deve ou não saber. Com nesse pressuposto, o presente estudo visa, por meio da pesquisa bibliográfica e da análise de conteúdo, identificar quais os valores-notícias mais frequentes nas editorias rurais de dois jornais impressos da região do Médio Alto Uruguai, localizada no estado do Rio Grande do Sul. Destaca-se, entre os resultados, a forte presença do valor proximidade nas notícias analisadas, seguida de notoriedade, disponibilidade, visualidade e relevância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Tais Lermen, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica de Jornalismo - Bacharelado. Universidade Federal de Santa Maria – Campus Frederico Westphalen. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0545-1674

Mirian Quadros, UFSM

Doutora em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Frederico Westphalen. https://orcid.org/0000-0002-7254-9065.

Referências

BORDENAVE, J.D. O que é comunicação rural. 3.ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.

BRAGA, Geraldo; CARVALHO, Geraldo. O futuro da comunicação rural. Departamento de Economia Rural. Universidade Federal de Viçosa. 1999. Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/seminariozootecnia/files/2011/10/futurocomunicacao-N2-1999.pdf>. Acesso em: 08 nov. 2021.

CODEMAU. Sobre nós. Disponível em: <http://www.codemau.org.br>. Acesso em: 19 nov. 2021.

FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATÍSTICA. Corede Medio Alto Uruguai. Disponível em: <https://arquivofee.rs.gov.br/perfil-socioeconomico/coredes/detalhe/?corede=M%E9dio+Alto+Uruguai>. Acesso em: 19 nov. 2021.

FREIRE, Isa Maria. Comunicação de informações tecnológicas para o meio rural. Ciência da informação, v. 13, n. 1, 1984.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Perfil Socioeconômico do Corede Médio Alto

Uruguai. 2015. Disponível em: <https://planejamento.rs.gov.br/upload/arquivos/201512/15134133-20151117102639perfis-regionais-2015-medio-alto-uruguai.pdf>. Acessado em 10 nov. 2019.

GONÇALEZ, José Augusto Bertoncini. Publicidade no Agronegócio: Diferentes Estratégias Persuasivas. 2007. Dissertação. Faculdade de Comunicação, Educação e Turismo, PósGraduação em Comunicação e Estudos de Linguagens, Universidade de Marília-UNIMAR, Marília-SP.

HERSCOVITZ, Heloisa. Análise de conteúdo em jornalismo. In: LAGO, Claudia; BENETTI, Marcia (org). Metodologia da pesquisa em Jornalismo. Petrópolis: Vozes, 2007, p. 123-142.

HOHLFELDT, Antônio. Hipóteses contemporâneas de pesquisa em comunicação. In: HOHLFELDT, Antônio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga (Orgs.). Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 187-240.

LUCENA, A.; LEITE, S. N. Comunicação rural no Brasil: o Papel das Relações Públicas no Agronegócio. In: Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 16., 2014, João Pessoa/PB. Anais… João Pessoa/RS: Intercom, 2014, p. 1-14. Disponível em: <http://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2014/resumos/R42-0076-1.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2019.

STUMPF, Ida R.C. Pesquisa bibliográfica. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio (orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2002, p. 51-59.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo. Volume II. Florianópolis: Insular, 2005.

WESENDONCK, Claudia Cristina. Desenvolvimento regional no Médio Alto Uruguai/RS: percepções, impasses e alternativas. 2016. 145 p. Tese. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Toledo, 2016. Disponível em: <http://tede.unioeste.br/handle/tede/2230>. Acesso em 19 nov. 2021.

WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. 4. ed., Lisboa: Editorial Presença, 1995.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-12-09

Como Citar

Lermen, S. T., & Quadros, M. (2021). Jornalismo e agricultura: os valores-notícia presentes na comunicação rural dos jornais impressos da região do Médio Alto Uruguai. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 8, e021043. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/580