Projeto “mentoring”
estratégias de acolhimento aos acadêmicos ingressantes na graduação em enfermagem durante a pandemia da Covid-19
Palavras-chave:
Enfermagem, Ensino, Evasão Estudantil, PandemiasResumo
A evasão é um desafio vivenciado pelas Instituições de Ensino Superior (IES). O Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem desenvolve o Projeto Mentoring, a fim de minimizar a evasão acadêmica. Objetiva-se relatar a vivência e as estratégias utilizadas para a permanência estudantil. Trata-se de um estudo descritivo, oriundo da experiência de acadêmicos de graduação, de uma universidade pública, na organização e execução de um projeto de ensino, em 2020. Realizaram-se encontros on-line, para explanações pertinentes ao público e a tutoria. As atividades mostram-se contribuintes à integração e suporte na graduação, entretanto, a evasão deve ser pautada na multidisciplinaridade.
Downloads
Referências
BARLEM, J.G.T. et al. Opção e evasão de um curso de graduação em enfermagem: percepção de estudantes evadidos. Rev. Gaúcha Enferm., v. 33, n. 2, p. 132-138, 2012.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo técnico do Censo de Educação Superior 2019. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados>.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior. Coordenação Geral de Relações Acadêmicas de Graduação. Programa de Educação Tutorial - PET: manual de orientações básicas. Brasília: Ministério da Educação, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/pet/232-programas-e-acoes-1921564125/pet-programa-de-educacao-tutorial-645721518/12228-manual-de-orientacoes-pet>.
CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO DISTRITO FEDERAL. Legislação dos Profissionais de Enfermagem 2018-2020. COREN, DF: 2018. Disponível em: <http://biblioteca.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2019/11/C%C3%B3digo-de-%C3%89tica-dos-profissionais-de-Enfermagem.pdf>.
FERREIRA, M. et al. Adaptação e validação para português da Escala de Motivos de Intenção de Abandono do Ensino Superior. Revista de Enfermagem referência, série IV, n. 21, p. 35-46, 2019.
FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. M. Lopes (Trad.). Porto Alegre: Penso, 2013.
FRITSCH, R.; VITELLI, R.F.; ROCHA, C.S. A evasão em disciplinas de cursos de graduação. Revista Internacional De Educação Superior, v.6, p. 1-21, e. 020005, 2020.
GAMA, B. B. de O. et al. Determinantes da evasão universitária e impacto no gasto público. 24 ago. 2018. 137 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Organizacional). Repositório Institucional - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22636>.
GARCIA, L.M.L.S.; LARA, D.F.; ANTUNES, F. Investigação e Análise da Evasão e Seus Fatores Motivacionais no Ensino Superior: um estudo de caso na Universidade do Estado de Mato Grosso. Rev Avaliação, v. 26, n. 1, p. 112-136, 2021.
GOMES, E.C.; SOARES, D.B.; DESIDÉRIO, S.N.; ROCHA, A. S. Evasão do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal do Tocantins: diagnóstico e primeiros resultados de um projeto de intervenção. Revista Observatório, Palmas, v.5, n.5, p.482-508, ago. 2019.
GUERREIRO-CASANOVA, D.C; POLYDORO, S.A.J. Autoeficácia e integração ao ensino superior: um estudo com estudantes do primeiro ano. Psicologia: teoria e prática, v. 13, n.1, p. 75-88, 2011. São Paulo, Brasil. Disponível em:< http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ptp/v13n1/v13n1a06.pdf >
GUSSO, H.L. et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Rev. Educ. Soc., Campinas, SP, v. 41, n. (e238957), p. 1-27, 2020.
MATTA, C. M. B; LEBRÃO, da S. M. G; HELENO M. G. V. Adaptação, rendimento, evasão e vivências acadêmicas no ensino superior: Revisão da literatura. Psicologia Escolar e Educacional, SP. v. 21, n. 3, p. 583-591, 2017. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/pee/v21n3/2175-3539-pee-21-03-583.pdf >.
MUSSLINER, B. O. et al. O problema da evasão universitária no sistema público de ensino superior: uma proposta de ação com base na atuação de uma equipe multidisciplinar. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.4, p. 42674-42692 apr 2021.
PANIAGO, M.L.S. Percepção dos docentes de uma Universidade Federal sobre a evasão dos acadêmicos de Enfermagem ao longo de 10 anos. Michelly Lemes da Silva Paniago. Sinop/MT. 2017. Disponível em: <https://bdm.ufmt.br/bitstream/1/976/1/TCC-2017-MICHELLY%20LEMES%20DA%20SILVA%20PANIAGO.pdf>.
QUINANE, M.; DE PONTES, A. P. M.; DA COSTA, M. M. O ingresso no ensino superior: desafios e dificuldades enfrentadas por alunos do curso de graduação em enfermagem. CESVA/FAA, p. 54. Revista Saber Digital, Edição Especial - Anais da VI SemIC, p. 1 - 358, 2018. Disponível em: <http://revistas.faa.edu.br/index.php/SaberDigital/article/download/631/495#page=54>.
TEIXEIRA, M.D.J; QUITO, F.M. Taxas longitudinais de diplomação, evasão e trancamento: método para análise da trajetória discente na educação superior. Rev Avaliação, v. 26, n. 2, p. 546-567, 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Apresentação do projeto pedagógico do curso de enfermagem. Centro de Ciências da Saúde, Santa Maria, 2016. Disponível em: <https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/enfermagem/projeto-pedagogico>.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Iniciação Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.