Modelos na educação em ciência no século XX

contributos para a sua utilização no ensino das Geociências

Autores

  • Jorge Bonito Universidade de Aveiro

Palavras-chave:

Educação em ciência, Representação, Modelo didático, Limites do modelo, Abordagem crítica

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a importância dos modelos na educação científica, com ênfase no ensino das Geociências. A partir da literatura, selecionada por conveniência até final do século XX, explora-se a relevância dos modelos como ferramentas para a compreensão de conceitos complexos e sua aplicação. Destaca-se a necessidade de compreender as concepções alternativas dos alunos antes de introduzir um modelo, bem como a importância de delimitar claramente os limites entre o modelo, a fonte do modelo e a realidade representada pelo modelo. Além disso, são discutidos diferentes tipos de modelos, sua utilização adequada no contexto educacional e a importância de uma abordagem crítica em relação aos modelos. Enfatiza-se a relevância dos modelos como instrumentos para o desenvolvimento do conhecimento, das capacidades e das atitudes dos alunos, ressaltando a necessidade de utilizá-los de forma justificada e criteriosa.

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Biografia do Autor

Jorge Bonito, Universidade de Aveiro

Doutor em Ciências da Educação – Formação de Professores, pela Universidade de Coimbra, Portugal. Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, Portugal. Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro, Portugal.  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5600-0363

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Publicado

2024-02-08

Como Citar

BONITO, J. Modelos na educação em ciência no século XX: contributos para a sua utilização no ensino das Geociências. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e024002, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/1532. Acesso em: 2 dez. 2024.