Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está fonte Times New Roman tamanho 12, com espaço entrelinhas de 1,5, alinhamento justificado, recuo da primeira linha do parágrafo de 1,25cm; as figuras e tabelas estão inseridas no texto.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • A submissão está de acordo com o Código de Boas Práticas Científicas publicado pela FAPESP (2014), disponível em:http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf - acesso 18. dez. 2015.
  • Entendo que estou submetendo o artigo para publicação na Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (RevIn) e, se fizer a submissão a outro veículo (periódico, livro etc.) depois de iniciada a avaliação por pares, ou se resolver publicar meu artigo em outro meio de comunicação científica após receber a carta de "aceito" ou "aceito com modificações", o título do artigo, meu nome (e dos coautores, se houver) e minha filiação institucional serão publicados na seção RETRATAÇÃO.
  • Entendo que se for identificado plágio ou autoplágio durante o processo de avaliação, o artigo não será publicado, o título do artigo, nome(s) e filiação do(s) autor(es) constará na seção RETRATAÇÃO.
  • O artigo possui no máximo 4 autores, sendo que pelo menos um deles possui doutorado.
  • ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS

    O artigo respeita a ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS, confome a resolução CNS 07/2016 http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

    De acordo com a Resolução nº 466/12 e a Resolução n. 510/16, “toda pesquisa envolvendo seres humanos deve ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)”, de forma que, caso receba sua aprovação, possa ser iniciada em seguida a coleta de dados, conforme prevê a resolução. 

    A aprovação em comitê específico (Comitê de Ética em Pesquisa - CEP) sobre a qual o artigo se refere é de inteira responsabilidade dos autores.

    É obrigatório indicar na metodologia as informações sobre a aprovação no CEP. 

    É obrigatório incluir em documentos suplementares o documento de aprovação da pesquisa pelo CEP.

    RESOLUÇÃO Nº 510, 07 de abril de 2016 do Conselho Nacional de Saúde
    Art. 1 o Esta Resolução dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana, na forma definida nesta Resolução. Parágrafo único.
    Não serão registradas nem avaliadas pelo sistema CEP/CONEP:
    I – pesquisa de opinião pública com participantes não identificados;
    II – pesquisa que utilize informações de acesso público, nos termos da Lei no 12.527, de 18 de novembro de 2011;
    III – pesquisa que utilize informações de domínio público;
    IV - pesquisa censitária;
    V - pesquisa com bancos de dados, cujas informações são agregadas, sem possibilidade de identificação individual;
    VI - pesquisa realizada exclusivamente com textos científicos para revisão da literatura científica;
    VII - pesquisa que objetiva o aprofundamento teórico de situações que emergem espontânea e contingencialmente na prática profissional, desde que não revelem dados que possam identificar o sujeito;
    VIII – atividade realizada com o intuito exclusivamente de educação, ensino ou treinamento sem finalidade de pesquisa científica, de alunos de graduação, de curso técnico, ou de profissionais em especialização.
    § 1 Não se enquadram no inciso antecedente os Trabalhos de Conclusão de Curso, monografias e similares, devendo-se, nestes casos, apresentar o protocolo de pesquisa ao sistema CEP/CONEP;
    § 2 Caso, durante o planejamento ou a execução da atividade de educação, ensino ou treinamento surja a intenção de incorporação dos resultados dessas atividades em um projeto de pesquisa, dever-se-á, de forma obrigatória, apresentar o protocolo de pesquisa ao sistema CEP/CONEP.
  • A Revista declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Corpo Editorial desta revista.
  • Salientamos que plágio acadêmico em qualquer nível é crime, fere a legislação brasileira no artigo 184 do Código Penal e no artigo 7º parágrafo terceiro da lei 9.610-98 que regulamente o direito autoral, constituindo-se assim matéria cível e penal.
  • Após a conclusão da submissão é proibida a inclusão e/ou exclusão de autores, bem como, alteração de título do artigo.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

 

O texto está formatado segundo modelo disponível no site da Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (RevIn).

Para editar o artigo, você deve fazer o download do TEMPLATE para seu computador https://docs.google.com/document/d/1JtzscvvszcQ1j1VJmoxuJSziFt1JZIdu/edit?usp=sharing&ouid=107515414729083697563&rtpof=true&sd=true

 

O arquivo submetido está em *.doc, *. Artigos em PDF serão arquivados.

 

A submissão está de acordo com o Código de Boas Práticas Científicas publicado pela FAPESP (2014), disponível em:http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf - acesso 18. dez. 2015.

 

Entendo que estou submetendo o artigo para publicação na Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (RevIn) e, se fizer a submissão a outro veículo (periódico, livro etc.) depois de iniciada a avaliação por pares, ou se resolver publicar meu artigo em outro meio de comunicação científica após receber a carta de "aceito" ou "aceito com modificações", o título do artigo, meu nome (e dos coautores, se houver) e minha filiação institucional serão publicados na seção RETRATAÇÃO.

 

Entendo que se for identificado plágio ou autoplágio durante o processo de avaliação, o artigo não será publicado, o título do artigo, nome(s) e filiação do(s) autor(es) constará na seção RETRATAÇÃO.

 

O artigo possui no máximo 4 autores, sendo que pelo menos um deles possui doutorado.

 

O artigo respeita a ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS, confome a resolução CNS 07/2016 http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

 

A aprovação em comitê específico (Comitê de Ética em Pesquisa - CEP) sobre a qual o artigo se refere é de inteira responsabilidade dos autores. Deve ser indicado em nota no corpo de artigo. 

 

A Revista declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Corpo Editorial desta revista.

 

A correção ortográfica e gramatical é de inteira responsabilidade de cada autor.

 

A veracidade das informações e das citações bibliográficas é de responsabilidade exclusiva dos autores.

 

Salientamos que plágio acadêmico em qualquer nível é crime, fere a legislação brasileira no artigo 184 do Código Penal e no artigo 7º parágrafo terceiro da lei 9.610-98 que regulamente o direito autoral, constituindo-se assim matéria cível e penal.

 

É obrigatório a inclusão do ORCID de todos os autores no artigo e também no metadados. O autor registrou o número do ORCID (Open Researcher and Contributor ID) no “Perfil” do(s) autor(res) do artigo com visualização pública – é importante que o autor valide seu ORCID. Importante frisar que os autores devem incluir o orcid com a seguinte configuração https://orcid.org/0000-0000-0000-0000

 

Confirmamos que a mansucrito submetido está no formato ABNT 2018 e na normalização de acordo com as diretrizes dos autores em Normatização.

 

Autores, títulos, resumos, descritores devem ser inseridos no local "Inclusão de Metadados" no processo de submissão:
Título que identifique o conteúdo em português, inglês e espanhol;
Nome completo do(s) autor(es), e-mail .
Afiliação: a afiliação de todos os autores é obrigatória no momento da submissão no Passo 3:
Inclusão de Metadados. No campo "Instituição/Afiliação" colocar as seguintes informações, nesta
ordem: Instituição ou Universidade por extenso. Cidade, sigla do Estado, País.
Resumo informativo em português, inglês e espanhol;
o Palavras-chave (Keywords, Palabras clave) constituídas de até cinco termos que identifiquem o
assunto do artigo em português, inglês e espanhol, separados por ponto.

 

A titulação do autor, instituição, cidade da instituição, Estado, país, e-mail, grupo de pesquisa a que pertence e Orcid foram cadastrados no Metadados da Submissão. A ausência dessas informações, gerará arquivamento automático da submissão.

 

O artigo está escrito em Português, Francês, Inglês, Espanhol ou Italiano e possui relação com o campo do Ensino de Ciências e Matemática.

 

Registrar, nas referências, somente, os autores citados no corpo do texto.

 

As figuras e imagens constantes no artigo devem ser de alta resolução e editável, sendo um critério de impedimento de avaliação. Devem ser inseridas no texto do documento principal, marcadas com seu número de pedido em algarismos arábicos. Um máximo de 6 figuras/tabelas podem ser incluídas em cada documento. Os dados apresentados nas tabelas devem ser comentados, mas não repetidos no texto. Um breve título descritivo deve ser fornecido para cada figura / tabela. Todas as informações contidas nas figuras e tabelas devem estar em fonte Calibri, corpo 11, espaçamento entre linhas 1,0.

 

O não cumprimento dos itens destacados, acarretará a recusa automática da submissão.

 

Os originais submetidos passam por três fases de  avaliação. A primeira consiste na triagem realizada pela equipe da revista que examina se o texto segue as normas estipuladas nas “Diretrizes para Autores” bem como o correto preenchimento do Metadados da Submissão – qualquer incoerência nesta etapa já é motivo para o arquivamento do texto submetido. A segunda, uma avaliação preliminar feita pelo Comitê Editorial que visa identificar a adequação do trabalho à linha editorial da revista e seu potencial para publicação. A terceira fase é uma avaliação duplo-cega que avalia a contribuição e a qualidade do artigo para a área do conhecimento. A decisão final volta ao Comitê Editorial.

 

Após a conclusão da submissão é proibida a inclusão e/ou exclusão de autores, bem como, alteração de título do artigo.

 

PREENCHIMENTO DOS METADADOS DE SUBMISSÃO

Ao se cadastrar e submeter o manuscrito, solicitamos atenção para o preenchimento dos metadados desta submissão. Como adotamos três idiomas na revista (português / inglês /espanhol), os dados desses idiomas deverão também ser preenchidos nestes idiomas.

 

Observe o preenchimento correto, fazendo a leitura nas caixas da submissão.

 

Não colocar o texto em caixa alta, bem como as palavras-chave.

 

Adicione informações adicionais para sua submissão, no caso as palavras-chave. Pressione 'Enter' depois de cada termo.

 

Os metadados e exemplificados seguem abaixo com as devidas instruções:

 

Título: Se o título do livro começar com "Um" ou "O" (ou algo similar na ordem alfabética) coloque a palavra no prefixo. Não colocar título em CAIXA ALTA.

 

Resumo: Incluir o resumo em português e inglês com até 100 palavras.

 

Área do Conhecimento*: Insira a área de conhecimento da temática (Ensino de Ciências e Matemática).

 

Palavras-chave*: Inclua até 5 palavras-chave. Inicial de cada uma em maiúsculo (Separadas. Por. Ponto. Máximo. Cinco.).

 

Agências de fomento: Não é obrigatório, mas se quiser colocar a agência e o processo é neste campo que se inclui. (Ex.: FAPESP – Processo n.XXXXXX).

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.