Simulações Computacionais no Ensino de Física

um Estado da Arte em teses e dissertações de 1973 a 2021

Autores

  • Marcelo Esteves de Andrade Instituto Federal do Espirito Santo, campus Cariacica
  • Alessandra Aparecida Viveiro Unicamp
  • João Vilhete Viegas D’Abreu Unicamp

Palavras-chave:

Simulações Computacionais. Ensino de Física. Estado da Arte.

Resumo

Nesse trabalho são apresentados resultados de uma pesquisa tipo Estado da Arte, em dissertações e teses, que versam sobre a utilização de Simulações Computacionais no Ensino de Física, desde o ano de 1973 até o ano de 2021. As buscas foram feitas em três bancos de dados, encontrando 293 trabalhos relacionados a esta temática. Para analisar as principais tendências relativas ao uso de Simulações no Ensino de Física, as pesquisas foram classificadas em relação aos seguintes elementos: ano de defesa, instituição e localização regional, nível acadêmico, nível escolar, subárea da Física, e plataforma/software utilizadas. A partir desses aspectos foi possível realizar uma descrição geral e panorâmica sobre o uso de Simulações Computacionais no Ensino de Física. Com a identificação e descrição das tendências predominantes, espera-se que o presente estudo contribuía com a produção na área auxiliando pesquisas futuras sobre o tema.

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Biografia do Autor

Marcelo Esteves de Andrade, Instituto Federal do Espirito Santo, campus Cariacica

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Unicamp. Professor do Instituto Federal do Espirito Santo, campus Cariacica. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5222-3981

Alessandra Aparecida Viveiro, Unicamp

Doutora em Educação para as Ciências pela UNESP. Professora da Faculdade de Educação da Unicamp. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3175-7132

João Vilhete Viegas D’Abreu, Unicamp

Doutor em Engenharia Elétrica pela Unicamp. Professor do Núcleo de Informática aplicada a Educação da Unicamp. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2781-4306.

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Publicado

2024-02-09

Como Citar

ANDRADE, M. E. de; VIVEIRO, A. A.; VIEGAS D’ABREU, J. V. Simulações Computacionais no Ensino de Física: um Estado da Arte em teses e dissertações de 1973 a 2021. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e024003, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/1544. Acesso em: 8 dez. 2024.