Percepção dos professores sobre o ensino da Sexualidade no Ensino Fundamental

Autores

Palavras-chave:

Corpo humano e sexualidade. Ensino de Ciências. Formação reflexiva. Tabus sociais.

Resumo

A abordagem do corpo humano e da Sexualidade no Ensino Fundamental, tanto nos Anos Iniciais quanto nos Anos finais, é um dos grandes desafios da Educação. Nessa direção, o presente estudo apresenta como objetivo a investigação e identificação da importância da orientação sexual dentro do currículo escolar e na prática docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, desenvolvida a partir da pesquisa de campo, documental e bibliográfica. Os resultados apontam que na abordagem da Sexualidade no Ensino Fundamental, as professoras reconhecem suas limitações e dificuldades acerca destes conteúdos, atribuídas à falta de preparo específico durante sua formação inicial e à ausência de formação continuada que contemple estas perspectivas. Ainda, embora sintam-se responsáveis por introduzir a temática, enfrentam desafios relacionados à falta de suporte teórico e prático, além dos tabus familiares e sociais, que se entrelaçam com a orientação tardia destes conteúdos na Base Nacional Comum Curricular.  

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Biografia do Autor

Mayulle Thalytha Marinho Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Atualmente está cursando a Especialização Lato Sensu em EDUCAÇÃO na Unioeste Campus de Cascavel. Possui graduação em Tecnologia em Processos Gerencias e graduação em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação e na área de Administrativa. ORCID: https://orcid.org/0009-0000-1978-2362

Queli Ghilardi Cancian, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Universidade Aberta (UAN) Portugal.

Graduação em Processos Gerenciais, Bacharela em Educação Física, Licenciada em Educação Física, graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2020). Doutoranda e pesquisadora em Educação pela Universidade do Oeste do Paraná (2021). Doutoranda e pesquisadora em Estudos Globais pelo Universidade Aberta, (CEG-Uab), Portugal (2024). Estágio doutoral (doutorado sandwich -PDSE), pelo Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) no Instituto Politécnico de Bragança, Portugal (2024). Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, desenvolvimento motor, qualidade de vida, educação e saúde, ensino de ciências, trabalho docente, formação de professores, processo ensino aprendizagem em educação física escolar, educação especial, metodologias de ensino e metodologias e pesquisa. Professora no Curso de Pedagogia e na Pós-graduação lato sensu no ensino de ciências. Membro do conselho editorial das resista Revin; RIFP e RIBIC. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6135-1432

Deisiane De Toni Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Licenciada em Ciências Biológicas. Especialista em Coordenação e Orientação Educacional. Integrante dos seguintes Grupos de Pesquisa: Grupo de Pesquisa de Formação de Professores de Ciências e Matemática (FOPECIM - UNIOESTE), Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Qualidade da Água (GPEAgua - UNIOESTE) e Grupo de Pesquisa em Etnomatemática Indígena (GPEIND) da Universidade Federal da Grande Dourados - MS. Pesquisa e tem afinidade com as seguintes temáticas: Ensino em Ciências Naturais para Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio e Superior, Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica que atuam com Ciências Naturais e Educação Escolar Indígena relacionada com a disciplina de Ciências Naturais. ORCID: https://orcid.org/0009-0008-8113-8891

Luis Castanheira, Instituto Politécnico de Bragança (IPB)

Professor Coordenador do Ensino Superior no Departamento de Ciências da Educação e Supervisão da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Doutoramento em Ciências da Educação, na área de especialização em história da educação, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização em história da educação. Estudos Superiores Licenciatura em Educação Especial - opção primária: Problemas Intelectuais, Motores, Dificuldades Múltiplas; - Opção Complementar: Problemas auditivos. Professor Convidado na Faculdade de Ciências da Educação, Psicologia e Serviço Social da Universidade Aurel Vlaicu de Arad, Roménia, de 2016 a 202. Membro Integrado do Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança, Portugal. Membro do conselho técnico científico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Diretor do curso de Técnico Superior Profissional de acompanhamento de crianças e jovens, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Coordenador da mobilidade internacional, da Escola Superior de Educação da Universidade de Ciências Aplicadas de Bragança. Membro da direção do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino Secundário da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança desde 2017. Membro da Comissão Científica do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação com ênfase em Educação, Educação Especial, Inclusão, Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação com ênfase em Educação, Ciências Gerais, Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4921-2114

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Publicado

2025-02-14

Como Citar

MARINHO LIMA, M. T.; GHILARDI CANCIAN, Q.; DE TONI ALVES, D.; CASTANHEIRA, L. Percepção dos professores sobre o ensino da Sexualidade no Ensino Fundamental. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e025002, 2025. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/2116. Acesso em: 22 fev. 2025.