Percepção dos professores sobre o ensino da Sexualidade no Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Corpo humano e sexualidade. Ensino de Ciências. Formação reflexiva. Tabus sociais.Resumo
A abordagem do corpo humano e da Sexualidade no Ensino Fundamental, tanto nos Anos Iniciais quanto nos Anos finais, é um dos grandes desafios da Educação. Nessa direção, o presente estudo apresenta como objetivo a investigação e identificação da importância da orientação sexual dentro do currículo escolar e na prática docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, desenvolvida a partir da pesquisa de campo, documental e bibliográfica. Os resultados apontam que na abordagem da Sexualidade no Ensino Fundamental, as professoras reconhecem suas limitações e dificuldades acerca destes conteúdos, atribuídas à falta de preparo específico durante sua formação inicial e à ausência de formação continuada que contemple estas perspectivas. Ainda, embora sintam-se responsáveis por introduzir a temática, enfrentam desafios relacionados à falta de suporte teórico e prático, além dos tabus familiares e sociais, que se entrelaçam com a orientação tardia destes conteúdos na Base Nacional Comum Curricular.
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