Conceções de futuros professores sobre o humor em matemática

Autores

  • Luís Menezes Escola Superior de Educação de Viseu

Palavras-chave:

Humor. Matemática. Conceções. Futuros professores.

Resumo

O estudo visa conhecer as conceções de futuros professores (FP), no início da sua formação, sobre o humor e o seu valor para ensinar Matemática. Foram estudados FP através da aplicação de questionário e de entrevista. Os resultados revelam que os FP têm uma conceção do que é o humor e da sua relevância social, sentem que têm sentido de humor e apreciam-no nos outros. Consideram o ensino da Matemática compatível com o recurso ao humor, invocando razões de natureza cognitiva, emotiva e comunicativa, mas a maioria deles diz não ter tido professores de Matemática que o usassem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Menezes, Escola Superior de Educação de Viseu

Doutor em Didática da Matemática. Professor Coordenador do Instituto Politécnico de Viseu (Portugal). ORCID iD 0000-0002-8978-8900.

Referências

ADÃO, T. Os processos cognitivos subjacentes à apreciação do humor: Contributos para o professor/mediador de língua materna-português. 2016. Tese (Doutorado em Didática das Línguas) – Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Porto, 2016.

AMADO, J. Manual de Investigação qualitativa em educação. Coimbra: Coimbra University Press, 2017.

BAKAR, F. Appropriate and relevant humour in the university classroom: insights from teachers and students. The European Journal of Humour Research, Cracow, v. 7, n.4, p. 137–152. 2019.

BANAS, J. A.; DUNBAR, N; RODRIGUEZ, D.; LIU, S. J. A review of humor in educational settings: Four decades of research. Communication Education, Thames, v. 60, n. 1, p. 115-144. 2011.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Coimbra: Edições 70, 2018.

FLORES, P.; MORENO, A. J. Matemáticamente competentes para reír. Barcelona: Graó, 2011.

GONOT-SCHOUPINSKY, N.; GARIP, G.; SHEFFIELD, D. Laughter and humour for personal development: A systematic scoping review of the evidence. European Journal of Integrative Medicine, Cracow, v. 37, p. 101-144. 2020.

GUERREIRO, A.; MARTINS, C. Avaliação e comunicação na aula de matemática: conceções e práticas de professores do 2.º ciclo do ensino básico. Quadrante, Lisboa, v. 29, n. 3, p. 6-23. 2020.

GUITART, M. Permitido reír... Estamos en clase. El humor como recurso didáctico en aula de Estadística. 2012. Tese (Doutorado em Didática da Matemática) – Universidade Nacional de Cuyo, Mendonza, 2012.

LOVORN, M.; HOLAWAY, C. Teachers’ perceptions of humour as a classroom teaching, interaction, and management tool. The European Journal of Humour Research, Cracow, v. 3, n. 4, p. 24-35, 2015.

MARTIN, R. The Psychology of Humor – An Integrative Approach. London: Elsevier Academic Press, 2007.

MARTIN, R.; FORD, T. The psychology of humor: An integrative approach. London: Elsevier Academic Press, 2007.

MARTINS, A. I. A seriedade do Humor ao longo dos séculos: uma retórica do poder político ou de um contra-poder? Revista Iberoamericana de Estudios de Desarrollo, Zaragoza, v. 4, n. 1, p. 323-346, 2015.

MENEZES, L.; FERNANDES, A.; VISEU, F.; RIBEIRO, A.; FLORES, P. Perspetivas de professores de Matemática sobre o humor e o seu valor educacional. Bolema, Rio Claro - SP, v. 34, n.66, p. 332-353. 2020.

MENEZES, L.; FERREIRA, F. Humor no ensino da Matemática: Oportunidades para a aprendizagem. Educação e Matemática, Lisboa, n. 149/150, p. 53-59. 2018.

MENEZES, L.; GOMES, H.; RIBEIRO, A.; MARTINS, A. P.: FLORES, P.: VISEU, F.; OLIVEIRA, A.; MATOS, I. A.; BALULA, J. P.; DELPLANCQ, V. Humor no ensino da Matemática: Tarefas para a sala de aula. Viseu: ESE -IPV, 2007.

MEYER, J. C. Understanding Humor Through Communication: Why be Funny, Anyway?. Lanham: Lexington Books, 2015.

NCTM. Cartoon Corner 2: Humor-Based Mathematics Activities, Reston: National Council of Teachers of Mathematics, 2013.

NCTM. Cartoon Corner: Humor-Based Mathematics Activities, Reston: National Council of Teachers of Mathematics, 2007.

PONTE, J. P.; CHAPMAN, O. Prospective mathematics teachers’ learning and knowledge for teachin. In: English, L.; Kirshner, D. (eds.). Handbook of international research in mathematics education. New York, NY: Routledge/Taylor & Francis, 2016. p. 55-70.

SHMAKOV, P.; HANNULA, M. S. Humour as means to make mathematics enjoyable. In: SIXTH CONGRESS OF THE EUROPEAN SOCIETY FOR RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION, 1., 2009, Lyon (France), Proceedings of CERME 6. Lyon: CERME, 2010. p. 144-153.

Downloads

Publicado

2021-04-20

Como Citar

MENEZES, L. Conceções de futuros professores sobre o humor em matemática. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, p. e021009, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/414. Acesso em: 28 jul. 2021.