Formação de professores básicos na universidade

indicações preliminares de um adestramento obsoleto

Autores

  • Pedro Demo Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Formação de professores. Universidade. Conhecimento. Aprendizagem.

Resumo

O texto tem como objetivo mostrar que a formação do professor básico na graduação universitária é obsoleta, porque está ainda no contexto instrucionista do início do século passado. Hoje exige-se que o professor seja autor, cientista, pesquisador, para poder formar alunos autores, cientistas, pesquisadores, habilidades que começariam já no pré-escolar. A função de repassar conteúdo de maneira reprodutiva vai se deslocando para o computador. Anima esta discussão a visão de aprendizagem como autoria, não como treinamento, ainda que treinamento faça parte da aprendizagem humana, mas como instrumentação acessória. A escola não toma a sério o diagnóstico do aprendizado escolar, ignorando que grande parte dos estudantes não aprende, sobretudo no ensino médio. A BNCC pede a “recriação da escola”, que implica a recriação do professor. A universidade, por falta de autocrítica, não aceita reinventar seus cursos de graduação (pedagogia e licenciatura). Continua formando profissionais do ensino, enquanto precisamos de profissionais da aprendizagem. O professor não é visto como culpado, mas como também responsável pela aprendizagem do aluno. Há que cuidar dos professores, para que cuidem dos estudantes.

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Biografia do Autor

Pedro Demo, Universidade de Brasília

Doutorado em Sociologia - Universität Des Saarlandes/Alemanha (1971). Professor titular
aposentado da Universidade de Brasília, Departamento de Sociologia. Professor Emérito da
UnB. Fez pós-doutorado na UCLA/Los Angeles (1999-2000). Tem experiência na área de
Política Social, com ênfase em Sociologia da Educação e Pobreza Política. Trabalha com
Metodologia Científica, no contexto da Teoria Crítica e Pesquisa Qualitativa. Pesquisa
principalmente a questão da aprendizagem nas escolas públicas, por conta dos desafios da
cidadania popular. Publicou mais de 90 livros.

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Publicado

2021-09-20

Como Citar

DEMO, P. Formação de professores básicos na universidade: indicações preliminares de um adestramento obsoleto. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, p. e021015, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/551. Acesso em: 7 nov. 2024.