Analysis of images related to biofuels in chemistry books approved by PNLEM

Authors

Keywords:

Biofuels. Chemistry teaching. Images. Textbook.

Abstract

This study aims to analyze images related to biofuels in Chemistry textbooks from six collections approved by the National Textbook Program for High School (PNLEM) for 2018. The analysis began with selecting images using keywords. For the research corpus, the context of each image was examined, and only those directly related to biofuels were selected. The next step was to categorize the images using three theoretical-methodological frameworks: (1) evidence of didactic value; (2) verbal labels; and (3) level of abstraction. The validation of these categories was carried out collectively by the researchers involved in this study. As a result, 87 directly related images were identified, of which 77% exhibited evidence of didactic value; 92% contained verbal labels, and the predominant level of abstraction was "photography," representing 32.1% of the images. The research highlighted trends in the representation of biofuels and indicates perspectives for future research with images in textbooks.

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Author Biographies

Driele Crispiniano Santos, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Pedagogia e graduação em Química. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: livro didático, educação, categorização, arte e imagens. Atualmente é mestranda no Programa de Pós Graduação em Agricultura e Ambiente pela UFAL. O foco de sua pesquisa é Adsorção de  poluentes tóxicos de efluentes por meio de biomassa fúngica de isolados de sedimentos Antárticos. ORCID: https://orcid.org/0009-0009-7380-7933

 

Rafael Saraiva Nunes, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em licenciatura em química, Mestre em química inorgânica (catálise heterogênea) e doutor em ciências (química inorgânica e catalise molecular e de superfície). É professor associado da UFAL e atua nas áreas de química inorgânica, catálise, biocombustíveis, compostos de estanho e ensino de química. Atua como professor e orientador do programa de mestrado profissional em química (PROFQUI) da UFAL. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1862-5925

Márcia Brandão Rodrigues Aguilar, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química, Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências (Modalidade Química). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). É membro do Grupo de Pesquisa em Estratégias Didáticas no Ensino de Química (GEEDEQ). Tem experiência na área de Educação, atuando como professora e pesquisadora nos seguintes temas: Ensino de Química, Ensino de Ciências, Formação de Professores, Identidade Profissional Docente, Representação Social, Educação Ambiental, Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no EQ, Currículo, Planejamento e Avaliação, Leitura e Produção Textual, Análise de Livros e Materiais Didáticos para o Ensino de Ciências, Mulheres nas Ciências e Timor-Leste. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0981-8768

Iara Terra de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Possui Licenciatura em Química, graduação em Pedagogia, mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia) e doutorado em Ciência e Tecnologia. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas. Atua na orientação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino e Formação de Professores na UFAL - Campus Arapiraca. Tem experiência na área de Ensino de Química atuando principalmente nos seguintes temas: estado da arte, cienciometria, sociologia da ciência, educação ambiental com foco no lixo. Realizou estágio de pós-doutoramento em educação ambiental na Universidade de Lisboa (2023) sob a supervisão do prof. Dr. Pedro Reis. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2511-1666

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Published

2025-02-21

How to Cite

CRISPINIANO SANTOS, D.; SARAIVA NUNES, R.; BRANDÃO RODRIGUES AGUILAR, M.; TERRA DE OLIVEIRA, I. Analysis of images related to biofuels in chemistry books approved by PNLEM. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e025003, 2025. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/1792. Acesso em: 23 feb. 2025.