Para a compreensão da colaboração docente

um estudo com professores de matemática

Autores

  • Joaquim Machado Universidade Católica Portuguesa
  • Paulo Gil Agrupamento de Escolas de Pinheiro – Penafiel

Palavras-chave:

atividade docente, funções administrativas, colaboração, trabalho em equipa.

Resumo

A atividade docente carateriza-se por uma dimensão individual, mais técnica, e outra colegial, mais funcional. O estudo, de natureza exploratória, visa compreender a abrangência do trabalho docente para além da aula e a diversidade de interações dos professores no seio do grupo disciplinar. A partir da análise documental e de um inquérito por questionário, o estudo identifica um trabalho individual orientado sobretudo para a lecionação, um trabalho colegial focado sobretudo na organização e no controlo, um desempenho profissional justificado em termos de cumprimento em conformidade e interações docentes inscritas em níveis distintos de trabalho em equipa.

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Biografia do Autor

Joaquim Machado, Universidade Católica Portuguesa

Professor Auxiliar convidado, Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia – Porto, Portugal. ORCID: 0000-0003-1875-9640. 

Paulo Gil, Agrupamento de Escolas de Pinheiro – Penafiel

Doutorado em Educação, área de especialidade em Educação Matemática e Supervisão em Ensino da Matemática, pela Universidade do Minho – Braga. Portugal. Professor no Agrupamento de Escolas de Pinheiro – Penafiel, Portugal. ORCID: 0000-0002-4064-2214. 

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Publicado

2021-06-12

Como Citar

MACHADO, J.; GIL, P. Para a compreensão da colaboração docente: um estudo com professores de matemática. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, p. e021011, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/470. Acesso em: 19 abr. 2024.