Escola profissional feminina para moças pobres segundo a imprensa brasileira, 1889 – 1930

Autores

  • Palloma Victória Nunes e Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Juliana Santos de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Sufrágio Feminino. Educação Profissional Feminina. Cidadania. Rio Grande do Norte.

Resumo

Trata de uma pesquisa sobre escola profissional feminina na imprensa. A premissa da investigação é que o binômio cidadania-educação possibilitou o direito ao voto feminino no Rio Grande do Norte. A metodologia seguiu referenciais teóricos do método histórico dialético. As fontes de estudo incluem mensagens de governadores estaduais, discursos proferidos, legislação educacional e a imprensa. A análise dessas fontes seguiu referencial teórico-metodológico e dialético. Os resultados apontam articulação entre preparação profissional escolar feminina e sufrágio feminino no Rio Grande do Norte com ênfase na Escola Doméstica e mudança do oficio feminino.

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Biografia do Autor

Palloma Victória Nunes e Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Pedagogia. Bolsista de iniciação cientifica pela FAPEMIG. Universidade Federal de Uberlândia. 

Juliana Santos de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Pedagogia. Universidade Federal de Uberlândia.

Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela USP; Pós-doutorado em Educação pela Uniube; e em Psiquiatria, psicologia médica e neurologia pela USP-SP. Docente da UFU. Universidade Federal de Uberlândia.

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Arquivos adicionais

Publicado

2018-07-17

Como Citar

Silva, P. V. N. e, Oliveira, J. S. de, & Ribeiro, B. de O. L. (2018). Escola profissional feminina para moças pobres segundo a imprensa brasileira, 1889 – 1930. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 5(4), 43–57. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/1264

Edição

Seção

Artigos