As disciplinas de história da educação nas instituições de ensino superior brasileiras e o impacto na formação docente

Autores

  • Francisca Marili de Macêdo Fonseca Faculdade Estácio de Natal
  • Gessica Fabiely Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Max Leandro de Araújo Brito Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ricardo Shitsuka Universidade Federal de Itajubá

Palavras-chave:

Ensino. História. Licenciaturas.

Resumo

O objetivo desse trabalho é apresentar um panorama dos estudos em periódicos científicos nacionais presentes no Doaj sobre história da educação nas Instituições de Ensino Superior brasileiras e suas relações com a formação docente. A metodologia utilizada é bibliométrica. Dentre os resultados revela os diálogos da história da educação com as outras áreas de conhecimento que estudam a escola. O estudo conclui que dentre as contribuições da história da educação para a formação de professores está a apropriação de fundamentos históricos para refletir sobre a organização da escola no presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Marili de Macêdo Fonseca, Faculdade Estácio de Natal

Aluna de Graduação em Pedagogia. Faculdade Estácio de Natal. 

Gessica Fabiely Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Max Leandro de Araújo Brito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Ricardo Shitsuka, Universidade Federal de Itajubá

Doutor em Ensino. Universidade Federal de Itajubá. 

Referências

AZEVEDO, R. Q.; ISMÉRIO, C.; SILVEIRA, M. V. Apontamentos sobre a disciplina História da Educação na Universidade da Região da Campanha – Urcamp (1959-2001). História da Educação, v. 10, n. 19, p. 275-294, 2006.

BASTOS, M. H. C.; BUSNELLO, F. B.; LEMOS, E. A. A disciplina História da Educação no curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1942-2002). História da Educação, v. 10, n. 19, p. 181-212, 2006.

BONTEMPI JÚNIOR, B. O ensino e a pesquisa em história da educação brasileira na cadeira de Filosofia e História da Educação (1933-1962). História da Educação, v. 11, n. 21, p. 79-105, 2006.

ESQUINSANI, R. S. S. A história da educação no curso de Pedagogia da Universidade de Passo Fundo: aportes na história recente em busca de novas perspectivas. História da Educação, v. 10, n. 19, p. 253-261, 2006.

GATTI JÚNIOR, D. A história do ensino de história da educação no Brasil: aspectos teórico-metodológicos de uma pesquisa (1930-2000). História da Educação, v. 12, n. 26, p. 219-246, 2006.

GUIMARÃES, R. M. C., GATTI JÚNIOR, D. A institucionalização da disciplina História da Educação na Escola Normal mineira na primeira metade do século XX. Educação, v. 35, n 1, p. 54-65, 2012.

MENEZES, R. C. D. Circuito e fronteiras da escrita da história da educação na Ibero-America: experiência de escrita de Lorenzo Luzuriaga na Espanha e na Argentina e sua Apropriação no Brasil. Revista Brasileira de História da Educação, v. 14, n. 3, p. 245-267, 2014.

NUNES, C. A disciplina História da Educação na formação de professores: desafios contemporâneos. História da Educação, v. 10, n. 19, p.173-180, 2006.

NUNES, C. O ensino da história da educação e a produção de sentidos na sala de aula. Revista Brasileira de História da Educação, v. 3, n. 2, p. 115-158, 2012.

ORTH, M. A. A disciplina de História da Educação na Faculdade e no Centro Universitário La Salle. História da Educação, v. 10, n. 19, p. 229-242, 2006.

QUADROS, C. Aspectos da trajetória da disciplina História da Educação no curso de Pedagogia do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria: temas clássicos e ordem cronológica. História da Educação, v. 10, n. 19, p. 213-228, 2006.

SANTIAGO, A. R. F. O ensino de História da Educação na Unijuí. História da Educação, v. 10, n. 19, p. 243-251, 2006.

SAVIANI, D.; LOMBARDI, J. C. Sobre a pesquisa e o ensino de História da educação brasileira. ETD: Educação Temática Digital, v. 1, n. 3, 2000.

SOUZA, S. T.; RIBEIRO, B. O. L. Ensino de história da educação no Brasil: reflexões sobre o perfil de professores e suas metodologias. História da Educação, v. 16, n. 36, p. 60-76, 2012.

STEPHANOU, M. O ensino de História da Educação na História da Faculdade de Educação da Ufrgs: primeiras aproximações. História da Educação, v. 10, n. 19, p. 293-300, 2006.

TAMBARA, E. A. C. História da Educação no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas. História da Educação, v. 10, n. 19, p. 301-308, 2006.

VIDAL, D. G., FARIA FILHO, L. M. História da educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880-1970). Revista Brasileira de História, v. 23, n. 45, p. 37-70, 2003.

WERLE, B. CORSETTI, F. O. C. História da Educação e a formação do professor na Unisinos. História da Educação, v.10, n. 19, p. 263-274, 2006.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-09-18

Como Citar

Fonseca, F. M. de M., Fonseca, G. F., Brito, M. L. de A., & Shitsuka, R. (2023). As disciplinas de história da educação nas instituições de ensino superior brasileiras e o impacto na formação docente. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 5(4), 33–42. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/1263

Edição

Seção

Artigos