As disciplinas de história da educação nas instituições de ensino superior brasileiras e o impacto na formação docente
Palavras-chave:
Ensino. História. Licenciaturas.Resumo
O objetivo desse trabalho é apresentar um panorama dos estudos em periódicos científicos nacionais presentes no Doaj sobre história da educação nas Instituições de Ensino Superior brasileiras e suas relações com a formação docente. A metodologia utilizada é bibliométrica. Dentre os resultados revela os diálogos da história da educação com as outras áreas de conhecimento que estudam a escola. O estudo conclui que dentre as contribuições da história da educação para a formação de professores está a apropriação de fundamentos históricos para refletir sobre a organização da escola no presente.
Downloads
Referências
AZEVEDO, R. Q.; ISMÉRIO, C.; SILVEIRA, M. V. Apontamentos sobre a disciplina História da Educação na Universidade da Região da Campanha – Urcamp (1959-2001). História da Educação, v. 10, n. 19, p. 275-294, 2006.
BASTOS, M. H. C.; BUSNELLO, F. B.; LEMOS, E. A. A disciplina História da Educação no curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1942-2002). História da Educação, v. 10, n. 19, p. 181-212, 2006.
BONTEMPI JÚNIOR, B. O ensino e a pesquisa em história da educação brasileira na cadeira de Filosofia e História da Educação (1933-1962). História da Educação, v. 11, n. 21, p. 79-105, 2006.
ESQUINSANI, R. S. S. A história da educação no curso de Pedagogia da Universidade de Passo Fundo: aportes na história recente em busca de novas perspectivas. História da Educação, v. 10, n. 19, p. 253-261, 2006.
GATTI JÚNIOR, D. A história do ensino de história da educação no Brasil: aspectos teórico-metodológicos de uma pesquisa (1930-2000). História da Educação, v. 12, n. 26, p. 219-246, 2006.
GUIMARÃES, R. M. C., GATTI JÚNIOR, D. A institucionalização da disciplina História da Educação na Escola Normal mineira na primeira metade do século XX. Educação, v. 35, n 1, p. 54-65, 2012.
MENEZES, R. C. D. Circuito e fronteiras da escrita da história da educação na Ibero-America: experiência de escrita de Lorenzo Luzuriaga na Espanha e na Argentina e sua Apropriação no Brasil. Revista Brasileira de História da Educação, v. 14, n. 3, p. 245-267, 2014.
NUNES, C. A disciplina História da Educação na formação de professores: desafios contemporâneos. História da Educação, v. 10, n. 19, p.173-180, 2006.
NUNES, C. O ensino da história da educação e a produção de sentidos na sala de aula. Revista Brasileira de História da Educação, v. 3, n. 2, p. 115-158, 2012.
ORTH, M. A. A disciplina de História da Educação na Faculdade e no Centro Universitário La Salle. História da Educação, v. 10, n. 19, p. 229-242, 2006.
QUADROS, C. Aspectos da trajetória da disciplina História da Educação no curso de Pedagogia do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria: temas clássicos e ordem cronológica. História da Educação, v. 10, n. 19, p. 213-228, 2006.
SANTIAGO, A. R. F. O ensino de História da Educação na Unijuí. História da Educação, v. 10, n. 19, p. 243-251, 2006.
SAVIANI, D.; LOMBARDI, J. C. Sobre a pesquisa e o ensino de História da educação brasileira. ETD: Educação Temática Digital, v. 1, n. 3, 2000.
SOUZA, S. T.; RIBEIRO, B. O. L. Ensino de história da educação no Brasil: reflexões sobre o perfil de professores e suas metodologias. História da Educação, v. 16, n. 36, p. 60-76, 2012.
STEPHANOU, M. O ensino de História da Educação na História da Faculdade de Educação da Ufrgs: primeiras aproximações. História da Educação, v. 10, n. 19, p. 293-300, 2006.
TAMBARA, E. A. C. História da Educação no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas. História da Educação, v. 10, n. 19, p. 301-308, 2006.
VIDAL, D. G., FARIA FILHO, L. M. História da educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880-1970). Revista Brasileira de História, v. 23, n. 45, p. 37-70, 2003.
WERLE, B. CORSETTI, F. O. C. História da Educação e a formação do professor na Unisinos. História da Educação, v.10, n. 19, p. 263-274, 2006.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Iniciação Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.