A importância da iniciação científica
problemas e significados
Palavras-chave:
pesquisa científica, conhecimento, ética na pesquisa, objetividade, método científico.Resumo
O presente artigo discute o significado e a importância da prática da iniciação científica por parte dos estudantes do ensino superior. São apontados os principais problemas que impedem um maior envolvimento do pesquisador e os obstáculos socioculturais que este enfrenta. São apresentadas as regras básicas a serem levadas em consideração em qualquer pesquisa e discute-se a questão da neutralidade e da objetividade na ciência e o papel do cientista social na pesquisa científica. Ademais, ressalta-se a importância da ética na prática científica e a necessidade de publicação de resultados em revistas acadêmicas. Por fim, conclui-se com a afirmativa de que a função da pesquisa é de contribuir conhecimento e que, para tanto, devem ser adotadas determinadas regras – sintetizadas no método científico – e que o processo também envolve alguns riscos; particularmente, quando são contrariados interesses pré-estabelecidos.
Downloads
Referências
FERNANDES, Florestan. A sociologia no Brasil: contribuição para o seu estudo e desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1976.
GEERTZ, Clifford. A mitologia de um antropólogo. Entrevista a Victor Aiello Tsu. Folha de São Paulo, Caderno Mais!, p.4-8, 18 fev 2001.
PARDINAS, Felipe. Metodologia y técnicas de investigación em ciências sociales: introducción elemental. 17 ed. México: Siglo Veintiuno editores, 1977.
PRADO JR, Caio. Esboço dos fundamentos da teoria econômica. São Paulo: Brasiliense, 1957.
TRALDI, Maria C. e DIAS, Reinaldo. Monografia passo-a-passo. 7 ed. Campinas: Alínea, 2011
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Iniciação Científica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.