O Ensino de Física e a Complexidade

estado do conhecimento em teses e dissertações brasileiras – tomo II

Autores

  • Ivan Fortunato IFSP-Itapetininga
  • Aline Luz Mesquita Universidade Federal de São Carlos
  • José Anderson Santos Cruz Editora Ibero-Americana de Educação

Palavras-chave:

Ensino de Física, Complexidade, Estado do Conhecimento, Edgar Morin

Resumo

Este artigo objetiva apresentar um mapeamento qualitativo de teses e dissertações brasileiras que enfocam o ensino de Física relacionado com a teoria da complexidade, amplamente discutida por Edgar Morin nos últimos anos. Nessa pesquisa exploratória e descritiva, buscou-se os trabalhos na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações para realização de um mapeamento do tipo Estado do Conhecimento na intenção de compreender como a complexidade pode se aproximar do ensino de Física. Os resultados apontam a pertinência e relevância de se estabelecer relações entre a complexidade e o ensino de Física em prol de práticas pedagógicas mais contextualizadas e significativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Fortunato, IFSP-Itapetininga

Licenciando em Física. Professor do Instituto Federal de São Paulo, Itapetininga, SP, Basil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1870-7528. E-mail: ivanfrt@yahoo.com.br.

Aline Luz Mesquita, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de São Carlos. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7482-0795. E-mail: lih_mesquita@yahoo.com.br.

José Anderson Santos Cruz, Editora Ibero-Americana de Educação

Doutorado em Educação Escolar (FCLAr/Unesp). Editor da RIAEE e da Editora Ibero-Americana de Educação. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5223-8078. E-mail: andersoncruz.unesp@gmail.com.

Referências

MESQUITA, A. L.; FORTUNATO, I,; CRUZ, J. A. S. O pensamento complexo de Edgar Morin e o Ensino de Física: mapeamento das teses e dissertações brasileiras. Educação e Fronteiras, v. 13, e023006, 2023.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

MORIN, E. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.

Tese e dissertações mapeadas

ARAÚJO, V. H. Prototexto, narrativa poética da ciência: uma estratégia de construção do conhecimento e religação de saberes no Ensino de Física. 125 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, 2009.

CARMO, W. S. P. A relação interdisciplinar entre Física e Filosofia no terceiro ano do Ensino Médio em uma escola pública da cidade de Manaus. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, AM, 2016.

OLIVEIRA, A. F. Estudo de uma proposta de ensino de Física para o primeiro ano do Ensino Médio inspirada na teoria do pensamento complexo de Morin. 256 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Projetos Educacionais em Ciências) – Universidade de São Paulo. Lorena, SP, 2016.

SANTOS, F. A. Aproximações entre o ensino de Física e a complexidade na construção do conhecimento científico à luz de uma abordagem socioambiental. 176 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do ABC. Santo André, SP, 2015.

SILVEIRA, T. A. Evolução das ideias da Física para alunos iniciantes de Licenciatura em Física. 248 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, 2008.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-06-26

Como Citar

Fortunato, I., Mesquita, A. L., & Cruz, J. A. S. (2023). O Ensino de Física e a Complexidade: estado do conhecimento em teses e dissertações brasileiras – tomo II. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 10, e023016. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/1078