Ética do Desenvolvimento

estudo a partir de textos selecionados de Louis-Joseph Lebret e Deniss Goulet

Autores

  • Rossi Henrique Soares Chaves Universidade Federal de Alfenas
  • Thiago Fontelas Rosado Gambi Universidade Federal de Alfenas

Palavras-chave:

ética, desenvolvimento, subdesenvolvimento, capitalismo.

Resumo

Denis Goulet (1988; 1997) e David Crocker (1991) apontam como uma das tarefas da ética do desenvolvimento a elaboração e avaliação de políticas de desenvolvimento. O desenvolvimento aqui será tomado sob uma perspectiva mais ampla do que a puramente econômica e que é relativamente nova, surgida no pós-II guerra mundial. Para mostrar como os economistas identificavam desenvolvimento e crescimento econômico, será apresentada, inicialmente, uma discussão sobre a evolução do conceito de “desenvolvimento” no pensamento econômico até esse período. A partir desse contexto, propomos aqui uma reflexão sobre o desenvolvimento a partir da filosofia moral ou da ética, baseado mais especificamente no contexto da viragem do conceito, na década de 1960, quando surgiu um grupo de estudiosos que viam na ética do desenvolvimento uma alternativa teórica e prática para humanizar o sistema de mercado. A reflexão é feita a partir do estudo de textos selecionados de Louis-Joseph Lebret e Denis Goulet, nos quais se procurou verificar suas críticas aos sistemas capitalista e socialista; e suas propostas alternativas de desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rossi Henrique Soares Chaves, Universidade Federal de Alfenas

Aluno da Universidade Federal de Alfenas campus avançado de Varginha, Minas Gerais

Thiago Fontelas Rosado Gambi, Universidade Federal de Alfenas

Professor Orientador, Universidade Federal de Alfenas campus avançado de Varginha, Minas Gerais

Referências

ARNDT, H. W. Economic Development: a Semantic History. Economic Development and Cultural Change, 29, 3, 1981.

BIELSCHOWSKY, Ricardo. Pensamento econômico brasileiro: o ciclo ideológico do desenvolvimentismo. Rio de Janeiro. Contraponto, 5ºed., 2004.

BARAN, Paul. A Economia Política do Desenvolvimento. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

BUNGE, Mario. Ciência e desenvolvimento. São Paulo: Edusp, 1980.

CEPAL-BNDE. Esboço de um programa de desenvolvimento para o Brasil. In: VERSIANI, Flávio Rabelo e BARROS, José Roberto Mendonça de. Formação econômica do Brasil: a experiência da industrialização. São Paulo: Saraiva, 1977.

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2008.

COLMAN, David e NIXSON, Frederick. Desenvolvimento Econômico: uma perspectiva moderna. São Paulo: Campus, 1981.

CROCKER, D. Toward Development Ethics. World Development, v. 19, n.5, 1991.

FEIJÓ, Ricardo. Desenvolvimento econômico. São Paulo: Atlas, 2007.

FURTADO, C. Desenvolvimento e subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 2009.

GOULET, D. A ética do desenvolvimento. São Paulo: Duas Cidades, 1966.

______. Development Ethics: a new discipline. International Journal of Social Economics, v.24, n.11, 1997.

______. Tasks and Methods in Development Ethics. Notre Dame University, Working Paper 106, 1988.

______. The Cruel Choice: a new concept in the theory of development. Nova York: Atheneum, 1971.

GAMBI, T. F. R. Ética do desenvolvimento: uma nova disciplina? In: III Simpósio de Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade, 2012, Itajubá. Anais do III Simpósio de Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade, 2012.

HIRSCHMAN, Albert. Moralidade e ciências sociais: uma tensão duradoura. In: A economia como ciência moral e política. São Paulo: Brasiliense, 1986.

MARÉCHAL, Jean-Paul. Ética e econômica: uma oposição artificial. Lisboa: Instituto Piaget, 2005.

MYRDAL, Gunnar. What is Development? Journal of Economic Issues, v.8, n.4, 1974.

RAY, Debraj. Development Economics. Princeton: Princeton University Press, 1998.

SACHS, Wolfgang (Org.). Dicionário do desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 2000.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Cia das Letras, 2000.

SOUZA, Nali de Jesus de. Desenvolvimento econômico. São Paulo: Atlas, 2007.

LEBRET, J.-L. Dinamica concreta del desarrollo. Barcelona: Herder, 1966.

______. Investigação sobre os aspectos humanos do desenvolvimento. [mimeo.], 1960.

______. O drama do século XX. São Paulo: Duas cidades, 1966

ROSTOW, W. As etapas do desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

Downloads

Publicado

2025-09-04

Como Citar

Chaves, R. H. S., & Gambi, T. F. R. (2025). Ética do Desenvolvimento: estudo a partir de textos selecionados de Louis-Joseph Lebret e Deniss Goulet. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 3(1), 61–88. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/2524

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.