Iniciação científica na educação básica
uma atividade mais do que necessária
Palavras-chave:
iniciação científica, educação básica, educação em ciências.Resumo
A iniciação científica (IC) visa ao incentivo e à valorização da formação científica logo na Educação Básica. Nesse sentido, salienta-se que a iniciação à pesquisa científica não é relevante apenas porque exercita os instrumentos de construção de conhecimentos, mas principalmente porque é considerada uma atividade importante e estratégica para professor e estudantes interferirem e reconstruírem a realidade observada. Tendo em vista tais pressupostos, o presente texto apresenta objetivos da IC na Educação
Básica, procedimentos para sua operacionalização e a metodologia de projetos como princípio educativo, que pode culminar com a realização de feiras de ciências. Após discorrer sobre os elementos a serem considerados em uma atividade de IC na Educação Básica, são apontados procedimentos para captação de verbas para tais ações e o futuro dessas atividades neste nível de ensino.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com content&view=article&id=12598: publicacoes&catid=195:seb-educacao-basica> Acesso em: 10 nov. 2013.
______. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
______. Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008 - Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em 20 abr. 2013.
HERNANDÉZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre, Artes Médicas, 1998.
NOGUEIRA, N. R. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. São Paulo: Érica, 2003.
PEREIRA, A.B.; OAIGEN, E.R.; HENNIG, G.J. Feiras de Ciências. 3.ed. Editora da Ulbra. 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Iniciação Científica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.


