Interface gestual de percussão
Palavras-chave:
Interfaces Gestuais, Síntese Sonora, Modelos ComputacionaisResumo
Enquanto instrumentos reais de percussão são grandes, caros e pouco flexíveis à exploração de novas sonoridades, como aquelas proporcionadas por técnicas estendidas, instrumentos virtuais de percussão são portáveis, baratos e totalmente flexíveis à exploração de novas sonoridades. O objetivo desse projeto foi criar uma interface de baixo custo financeiro, para a criação de um instrumento virtual de percussão que seja acessível a todos os estudantes e profissionais de música. Para tanto, este projeto também criou novos modelos computacionais de interpretação de gestos musical, a fim de que o músico usuário possa utilizar esta interface gestual como um instrumento virtual de percussão, da mesma forma que utiliza um instrumento de percussão real, sem grande necessidade de adaptação de sua técnica ou de seu gesto musical.
Downloads
Referências
ALCORN, E. Windows Embedded Compact: Bluetooth Architecture Overview. 2011. Disponível em: <http://www.scribd.com/doc/96687022/Bluetooth-ArchitectureOverview> Acesso em: mar. 2014.
ARDUINO. Arduino Uno. Arduino. Disponível em: <http://arduino.cc/en/Main/ArduinoBoardUno >. Acesso em: 19 mar. 2013.
BALDÉ, F.; WAISVISZ, M. JunXion 4 Manual. Stein Foundation. Amsterdam, 2008, p. 45. Disponível em: < http://www.steim.org/support/manuals/jXv4_Manual.pdf>. Acesso em: 18 mar. 2014.
EAGLE PCB SOFTWARE. Versão 7. CadSoft Computer, 2014. Disponível em: <http://www.cadsoftusa.com >. Acesso em: 22 jul. 2014.
HECKROTH, J. Tutorial on MIDI and Music Synthesis. 1995. 81 p. Disponível em: <http://www.idea2ic.com/Manuals/MIDI_Format.pdf>. Acesso em: jul. 2014.
HOLLAND, S.; WILKIE, K.; MULHOLLAND, P., SEAGO, A. Music and Human: Computer Interaction. London: Springer, 292 p. 2013. Disponível em: <http://www.springer.com/computer/hci/book/978-1-4471-2989-9>. Acesso em: mar. 2014.
KARDACH, J. Bluetooth Architecture Overview. Intel Technology Journal. Q2. Mobile Computing Group, Intel Corporation James. 13 p. 2000. Disponível em: <http://www.ieee802.org/11/Tutorial/90538S-WPAN-Bluetooth-Tutorial.pdf>Acesso em: mar. 2014.
KIEFER, C.; COLLINS, N.; FITZPATRICK, G. (2008, June). HCI Methodology For Evaluating Musical Controllers. In Proceedings of the 8th international conference on New interfaces for musical expression. Disponível em: < http://nime2008.casapaganini.org/documents/Proceedings/Papers/193.pdf >. Acesso em: abr. 2014.
KONTAKT. Versão 5. Native-instruments, 2011. Disponível em <http://www.nativeinstruments.com>. Acesso em: 01 de jan. 2014.
MALLOCH, J., WANDERLEY M. M. (2007, June). The T-Stick: From Musical Interface to Musical Instrument. In Proceedings of the 7th international conference on New interfaces for musical expression (pp. 66-70). ACM. 2007. Disponível em: <
www.idmil.org/_media/wiki/nime07_malloch_tstick.pdf>. Acesso em: jan. 2014.
MAX. Versão 6. Cycling '74. 2014. Disponível em <http://cycling74.com/products/max/>. Acesso em: 19 de mar. 2014.
PUREDATA COMPUTER MUSIC SYSTEM. software livre, Versão 0.43.4. Disponível em: <http://puredata.info/downloads>. 2014. Acesso em: 20 jul. 2014.
VISUAL STUDIO. Versão 2012. Microsoft. Disponível em <http://www.microsoft.com/visualstudio>. Acesso em: 04 de fev. 2013.
XENIA, P.; ERIKA, D.; STEWART, A. The Digital Orchestra Project: Digital Musical Instruments and Performance Practice. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Iniciação Científica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.