SOCIALIZAÇÃO EM SENTIMENTOS EMPÁTICOS COM DÍADES MÃE-FILHO
Palavras-chave:
empatia, socialização materna, díadeResumo
As técnicas de socialização que os pais adotam na educação dos filhos são cruciais para que os comportamentos de respeito, justiça, cooperação e altruísmo sejam fortalecidos ou enfraquecidos, bem como para promover ou não o desenvolvimento de sentimentos empáticos. Este trabalho teve como objetivo principal verificar se a técnica indutiva utilizada pelas mães ajuda a
promover sentimentos empáticos nos filhos. Participaram da pesquisa 100 díades (mãe – filho), totalizando 200 participantes (100 mães e 100 filhos). Os filhos frequentavam escola privada e tinham entre 12 e 17 anos de idade e as mães possuíam idade média de 46 anos. Para os filhos foram aplicadas a escala de Sentimento empático (SE) e a escala de Percepção dos filhos da empatia das
mães (PFEM); para as mães, a escala de Sentimento empático (SE) e a escala de Verbalização materna sobre a empatia (VME). Os dados foram analisados no programa SPSS. Os resultados revelaram que os sentimentos empáticos que são verbalizados ou compartilhados pelas mães aos seus filhos estão correlacionados com os sentimentos empáticos que os filhos consideram que as
mães valorizam e com os sentimentos empáticos que eles e suas mães sentem.
Downloads
Referências
BARNETT, M. A. Empaty and related responses in children. In: EISENBERG, N.; STRAYER, J. (Orgs.). Empathy and its development. New York: Cambridge University Press, p. 146-162, 1987.
BATISTA, A. P. Comportamento antissocial em crianças e adolescentes: uma revisão de estudos teóricos. Anais do Congresso Internacional de Saúde Mental, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Irati-Paraná, 2011.
BATSON, C. D. The altruism question: toward a social – psychological answer. Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1991.
BAUMRIND, D. The influence of parenting style on adolescent competence and substance use. Journal of Early Adolescence, n. 11, p. 56-95, 1991.
BAUMRIND, D. The discipline controversy revisited. Family Relations, n. 45, p. 405-414, 1996.
BEM, L. A.; WAGNER, A. Reflexões sobre a construção da parentalidade e o uso de estratégias educativas em famílias de baixo nível socioeconômico. Psicologia em Estudo, v. 11, n. 1, p. 63-71, 2006.
BIASOLI-ALVES, Z. M. M. Crianças e adolescentes: a questão da tolerância na socialização das gerações mais novas. In.: _____; FISCHMANN, R. (Org.). Crianças e adolescentes: construindo uma cultura da tolerância. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.
BORDIN, I. A. S.; OFFORD, D. R. Transtorno da conduta e comportamento antisocial. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 22 , p. 12-15, 2000.
CAMINO, C. Determinants cognitifs et sociaux du jugement moral. Tese de Doutorado não publicada, Universidade Católica de Louvain, Bélgica, 1979.
______. Sentimentos empáticos e responsabilidade social dos filhos relacionados à percepção das verbalizações das mães. Relatório de
Pesquisa - CNPq, Universidade Federal da Paraíba, 2012.
______.; CAMINO, L.; MORAES, R. Moralidade e socialização: estudos empíricos sobre práticas maternas de controle social e julgamento moral. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 16, n. 1, p. 41-61, 2003.
DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Psicologia das relações interpessoais: vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis: Vozes, 2001.
EISENBERG, N.; FABES, R. A. Prosocial development. Developmental Psychology, v. 40, n. 6, p. 911-926, 1998.
GALVÃO, L. K. S. Desenvolvimento moral e empatia: medidas, correlatos e intervenções educacionais. Tese (Doutorado em Psicologia Social), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010, 299 p. Disponível em: http://bdtd.biblioteca.ufpb.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1086. Acesso em Novembro de 2014.
GALVÃO, L.; CAMINO, C.; GOUVEIA, V. V.; FORMIGA, N. S. Proposta de uma medida de empatia focada em grupos: validade fatorial e consistência interna. Psico-RS, v. 41, n. 3, p. 399-405, 2010.
GRUSEC, J. E.; GOODNOW, J. J. Impact of parental discipline methods on the child’s internalization of values: a reconceptualization of current points of view. Developmental Psychology, v. 30, n.1, p. 4-19, 1994.
HOFFMAN, M. L. Moral development. In: MUSSEN, P. H. (Ed.). Carmichael’s manual of child psychology, 2 vol. New York: Willey, p. 261-359, 1970.
______. Empathy, role-taking, guilt and development of altruistic motives. In: LICKONA, T. (Org.). Moral development and behavior: Theory, research and social issues. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1976, p. 124-143.
______. Affective and cognitive processes in moral internalization: an information processing approach. In.: HIGGINS, E. T.; RUFLY, D.; HARTUP, W. (Orgs.). Social cognition and social development: A socio-cultural perspective. New York: Cambridge University Press, p. 236-274, 1983.
______. Empathy and justice motivation. Motivation and Emotional, n. 4, p. 151-172, 1990.
______.Interaction of affect and cognition in empathy. In.: IZARD, C. E.; KAGAN, J.; ZAJONC, R. B. (Eds.). Emotions, cognition, and behavior. New York: Cambridge University Press, 1991.
______. Discipline and Internalization. Developmental Psychology, n. 30, p. 26-28, 1994.
______. Empathy and moral development: implications for caring and justice. New York: Cambridge University Press, 2003.
HOFFMAN, M. L.; SALTZSTEIN, H. D. Parent discipline and child’s moral development. Journal of personality and social psychology, n. 5, p. 45-57, 1967.
KOLLER, S. H.; BERNARDES, N. M. G. Desenvolvimento moral pró-social: semelhanças e diferenças entre os modelos teóricos de Eisenberg e Kohlberg. Estudos de Psicologia, v. 2, n. 2, p. 223-262, 1997.
KREVANS, J.; GIBBS, J. C. Parent’s use of inductive discipline: Relations to children’s empathy and prosocial behavior. Child Development, n. 67, p. 3263-3277, 1996.
LAIBLE, D.; THOMPSON, R. Mother-Child discourse, attachment security, shared positive affect and early conscience eevelopment. Child Development, n. 71, p. 1424-1440, 2000.
MIKLIKOWSKA, M.; DURIEZ, B.; SOENENS, B. Family roots of empathy-related characteristics: the role of perceived maternal and parental need suport in adolescence. Developmental Psychology, n. 47, p. 1342-1352, 2011.
PRUST, L. W.; GOMIDES, P. I. C. Relação entre comportamento moral dos pais e dos filhos adolescentes. Estudos de Psicologia, v. 24, n. 1, p. 53-60, 2007.
SAMPAIO, L. R. Produtividade, necessidade e empatia: relações entre julgamentos distributivos, consideração empática, angústia pessoal e tomada de perspectiva. Tese de Doutorado não publicada, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, 2007.
SÁNCHEZ-QUEIJA, I.; OLIVA, A.; PARRA, Á. Empatía y conducta prosocial durante la adolescencia. Revista de Psicología Social, n. 21, p. 259-271, 2006.
THOMAS, R. M. Specialized Theories. In.: _____. Moral development theories - secular and religious: a comparative study. New York: Greenwwod Press, 1997.
VITALE, M. A. F. Socialização e família: uma análise intergeracional. In: CARVALHO, M. C. B. (Org.). A Família Contemporânea em debate. 4 ed. São Paulo: EDUC/Cortez, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Iniciação Científica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.