A Estudante universitária e as inter-relações no campo científico

trajetórias, perfis, experiências e processos formativos

Autores

  • Tamara Cristina Viana Miranda Universidade Federal de Viçosa
  • Maísa Aparecida Oliveira Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Ensino Superior, Trajetória Acadêmica, Estudante Universitária, Origem social

Resumo

Este trabalho objetiva analisar os elementos da trajetória acadêmico-científica da estudante da graduação, a partir da influência dos capitais econômico e cultural no processo de socialização e no decurso de seus estudos.  A pesquisa teve a participação de 156 voluntárias matriculadas em 36 cursos de graduação de uma instituição federal brasileira. A análise, fundamentada em Bourdieu, revelou que a origem social e o capital cultural das estudantes podem trazer implicações tanto para sua inserção, quanto para as escolhas e permanência no ensino superior.

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Biografia do Autor

Tamara Cristina Viana Miranda, Universidade Federal de Viçosa

Estudante do curso de Pedagogia. Universidade Federal de Viçosa (Campus Viçosa- MG). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7339-9065

Maísa Aparecida Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Educação pela UFSCar. Universidade Federal de Viçosa. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8885-2416

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Publicado

2021-11-28

Como Citar

Viana Miranda, T. C., & Oliveira, M. A. (2021). A Estudante universitária e as inter-relações no campo científico: trajetórias, perfis, experiências e processos formativos. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 8, e021038. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/418