Inclusão e Transtorno do Espectro Autista

reflexões acerca da relação família e escola

Autores

  • Paola Cassimiro Garcia Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Gabriella Helena Andrade Roberto Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Solange Franci Raimundo Yaegashi Universidade Estadual de Maringá - UEM

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista; Família; Escola; Inclusão; Desenvolvimento.

Resumo

Na infância e adolescência, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode desafiar os contextos de desenvolvimento, como família e escola, especialmente em relação à socialização e aprendizagem inclusiva. Este estudo investigou a interação entre família e escola na inclusão escolar de crianças/adolescentes com TEA, por meio de uma revisão bibliográfica. Constatou-se que a família, como principal apoio da criança com TEA, deve estar alinhada com a escola para garantir uma inclusão eficaz. A escola, por sua vez, deve acolher a família e mantê-la informada sobre o progresso e as necessidades dos filhos, facilitando o suporte em casa e reforçando o aprendizado. Concluiu-se que uma colaboração estreita entre família e escola é essencial para o desenvolvimento e a inclusão bem-sucedida desses indivíduos.

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Biografia do Autor

Paola Cassimiro Garcia, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduanda em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). ORCID: https://orcid.org/0009-0000-9139-4604

Gabriella Helena Andrade Roberto, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduanda em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). ORCID:  https://orcid.org/0000-0003-3201-1583

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Maringá (UEM).  Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). ORCID: http://orcid.org/0000-0002-7666-7253

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Publicado

2024-09-05

Como Citar

Garcia, P. C., Roberto, G. H. A., & Yaegashi, S. F. R. (2024). Inclusão e Transtorno do Espectro Autista: reflexões acerca da relação família e escola. Revista Brasileira De Iniciação Científica, e024036. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/1848