Aplicabilidade de estruturas de aço em edifício residencial de múltiplos pavimentos
estudo de caso
Palavras-chave:
Projeto. Diretrizes. Sistemas estruturais.Resumo
Este trabalho teve como objetivo formalizar diretrizes para concepção de projetos de edifícios residenciais verticais de médio padrão em Presidente Prudente-SP, utilizando as estruturas em aço. Para isso foi selecionado um edifício construído com as estruturas em concreto armado e verificada a possibilidade do mesmo ser executado com as estruturas em aço. Diante disso,
com o lançamento da estrutura em aço ocorreu uma melhor padronização dos vãos, das dimensões das seções das vigas e dos pilares. Foi possível, ainda, em função da elevada resistência do material aço, vencer vãos maiores e reduzir o número de vigas e pilares, bem como as dimensões de suas seções deixando a estrutura do edifício mais esbelta. Na cidade de Presidente Prudente, os projetos possuem variedade formal, de cores e elementos compositivos, sendo essencial que a concepção com as estruturas em aço consigam, também, abranger essas características. Pois só assim ela conseguirá ganhar maior espaço no mercado
imobiliário e, principalmente, maior aceitação por parte dos profissionais da área (arquitetos, engenheiros, construtores e corretores) e dos moradores.
Downloads
Referências
BANDEIRA, A. A. C. Análise do uso de estruturas de aço em edificações habitacionais de interesse social. Monografia. Especialização em Construção Civil – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. 122p.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PRESIDENTE PRUDENTE. Plano diretor de desenvolvimento urbano de Presidente Prudente. Presidente Prudente, 2008.
REBELLO, Y. C. P. Bases para projeto estrutural. Editora Zigurate, São Paulo, 2007. 286p.
VIOTTO, D.; MATTOS, C. D. Aço: solução para habitações populares. Revista Construção Metálica, nº 46, São Paulo, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Iniciação Científica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.