Projeto “mentoring”

estratégias de acolhimento aos acadêmicos ingressantes na graduação em enfermagem durante a pandemia da Covid-19

Autores

  • Jully Martins Gomes Portela Universidade Federal de Santa Maria
  • Silvana Bastos Cogo Universidade Federal de Santa Maria
  • Laís Mara Caetano da Silva Corcini Universidade Federal de Santa Maria
  • Anna Júlia Pacheco Alves Universidade Federal de Santa Maria
  • Carine Rieger Donel Universidade Federal de Santa Maria
  • Gabriel da Silva Puhl Universidade Federal de Santa Maria
  • Victória de Quadros Severo Maciel Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Enfermagem, Ensino, Evasão Estudantil, Pandemias

Resumo

A evasão é um desafio vivenciado pelas Instituições de Ensino Superior (IES). O Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem desenvolve o Projeto Mentoring, a fim de minimizar a evasão acadêmica. Objetiva-se relatar a vivência e as estratégias utilizadas para a permanência estudantil. Trata-se de um estudo descritivo, oriundo da experiência de acadêmicos de graduação, de uma universidade pública, na organização e execução de um projeto de ensino, em 2020. Realizaram-se encontros on-line, para explanações pertinentes ao público e a tutoria. As atividades mostram-se contribuintes à integração e suporte na graduação, entretanto, a evasão deve ser pautada na multidisciplinaridade.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-02-03

Como Citar

Martins Gomes Portela, J., Bastos Cogo, S., Caetano da Silva Corcini, L. M., Pacheco Alves, A. J., Rieger Donel, C., da Silva Puhl, G., & de Quadros Severo Maciel, V. (2022). Projeto “mentoring”: estratégias de acolhimento aos acadêmicos ingressantes na graduação em enfermagem durante a pandemia da Covid-19. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 8, e021048. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/597