Aplicação da política de assistência estudantil em uma Instituição da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica

Autores

  • Leonardo Tadashi Pereira Ono IFSP Itapetininga
  • Leonardo Tonon Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

assistência estudantil, alunos, baixa renda, Pnaes

Resumo

O artigo apresenta análise da política de assistência estudantil em câmpus da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, com objetivo de examinar a aplicação desta política para os alunos ingressos pela Lei 12.711/2012, denominada política de cotas. Caracteriza-se por ser um estudo de caso, baseado em uma metodologia que considerou informações levantadas junto à Coordenadoria de Registros Escolares (CRE) e Coordenadoria Sociopedagógica (CSP). Os resultados da pesquisa demonstram, mediante uma análise quantitativa dos dados, que do total de alunos ingressos no câmpus em estudo, de 2013 a 2015, apenas 17% é cotista; e que do total de cotistas, apenas 36% eram beneficiários da assistência estudantil. Ressalta-se que, para os fins deste estudo, considerou-se apenas aqueles alunos que ingressaram “formalmente” por cotas através do processo seletivo, sendo desconsiderados  aqueles que recebiam auxílio da assistência, pois se enquadravam nas condições de baixa renda, contudo ingressaram por ampla concorrência. Conclui-se, enfatizando a relevância dessa política, sua ampliação e continuidade. Além do mais, recomenda-se que sejam aprofundadas as reflexões iniciadas neste estudo, utilizando-se de outros instrumentos como questionário e/ou entrevistas, ou mesmo que pesquisas semelhantes sejam desenvolvidas em outras instituições, com vistas a contribuir com a efetividade das políticas de assistência estudantil.

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Biografia do Autor

Leonardo Tadashi Pereira Ono, IFSP Itapetininga

IFSP Itapetininga

Leonardo Tonon, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor Dr. Orientador, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, Paraná

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Publicado

2025-09-05

Como Citar

Ono, L. T. P., & Tonon, L. (2025). Aplicação da política de assistência estudantil em uma Instituição da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 3(3), 4–26. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/2540

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