Experiências Na Elaboração De Cursos Mooc Para Alunos E Professores

informática Do Cotidiano E Pensamento Computacional

Autores

  • Daiara Kifani de Siqueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Campus Itapetininga
  • Gustavo Vigliotta de Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Campus Itapetininga
  • Paulo Henrique Vieira Cândido Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Campus Itapetininga
  • Carlos Henrique da Silva Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Campus Itapetininga

Palavras-chave:

MOOC, Informática, Pensamento Computacional

Resumo

O avanço da tecnologia e a chegada da pandemia causada pelo vírus da Covid-19 fez com que os cursos online ganhassem mais força, dentre as diversas categorias está o Massive Open Online Course (MOOC), um meio utilizado por diversas universidades que possibilita aos alunos estudar de uma maneira mais autônoma, podendo acessar os materiais e vídeos de qualquer dispositivo e a qualquer horário. A proposta do trabalho é disponibilizar cursos de informática do cotidiano (e-mail e pacote escritório) no modelo MOOC para alunos e professores da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CROMPTON, Helen; BURKE, Diane. Mobile learning and pedagogical opportunities: A configurative systematic review of PreK-12 research using the SAMR framework. Computers & Education, v. 156, p. 103945, 2020.

DE OLIVEIRA MENEZES, Suzy Kamylla; DOS SANTOS, Mario Diego Ferreira. TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E COVID-19 NO CONTEXTO EDUCACIONAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. HOLOS, v. 1, p. 1-18, 2021.

DE SOUZA BRITO, Maria Tatiane et al. Contribuições de um Plugin do tipo Report para a Identificação do Risco de Evasão no AVA Moodle com base em Visualização de Dados. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 28, p. 01-29, 2020.

GONÇALVES, Daniela Alexandra Ramos; NOGUEIRA, Isabel Cláudia. Reconfiguração da formação de professores em tempos excecionais-COVID19. Revista Prácticum, v. 5, n. 1, p. 95-105, 2020.

KARJALAINEN, Martti. Large-scale migration to an open source office suite: An innovation adoption study in Finland. Tampere University Press, 2010.

KELLOGG, Sarah. Online learning: How to make a MOOC. Nature, v. 499, n. 7458, p. 369-371, 2013.

KLEUCIO ET AL, Claudio. ABO/Rh Blood Groups and COVID-19: Temporal Analyses Point Out Rh-negative with the Greatest Correlations. Available at SSRN 3794044, 2021.

LEMOS, ANA HELOÍSA DA COSTA; BARBOSA, ALANE DE OLIVEIRA; MONZATO, Priscila Pinheiro. Mulheres em home office durante a pandemia da covid-19 e as configurações do conflito trabalho-família. Revista de Administração de Empresas, v. 60, p. 388-399, 2021.

LITTENBERG-TOBIAS, Joshua; REICH, Justin. Evaluating access, quality, and equity in online learning: A case study of a MOOC-based blended professional degree program. The Internet and Higher Education, v. 47, p. 100759, 2020.

MACHADO, Ana Claudia Teixeira. A ferramenta Google Docs: construção do conhecimento através da interação e colaboração. Revista Paidéi@-Revista Científica de Educação a Distância, v. 2, n. 1, 2009.

MARTINS, Ricardo Miranda; PANTHEE, Mahendra Prasad; SEBASTIAN, Diego. Experiências no ensino de matemática durante o ensino remoto emergencial na Unicamp, PMO, 2021.

NAWROT, Ilona; DOUCET, Antoine. Building engagement for MOOC students: introducing support for time management on online learning platforms. In: Proceedings of the 23rd International Conference on world wide web. 2014. p. 1077-1082.

SANTIAGO, Maria Elizabete Villela; DOS SANTOS, Renata. Google Drive como ferramenta de produção de textos em aulas de inglês instrumental. Intercâmbio. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. ISSN 2237-759X, v. 29, 2014.

SABBATINI, Renato; Ambiente de Ensino e Aprendizagem via Internet A Plataforma Moodle, Instituto EduMed, 2007.

SCULL, Janet et al. Innovations in teacher education at the time of COVID19: an Australian perspective. Journal of Education for Teaching, v. 46, n. 4, p. 497-506, 2020.]

SILVA, Francisco et al. Uma experiência de análise de videoaulas baseada no comportamento de estudantes. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2018. p. 430-439.

STALLMAN, Richard. Free software, free society: Selected essays of Richard M. Stallman. Lulu. com, 2002.

TROUSSAS, Christos; KROUSKA, Akrivi; SGOUROPOULOU, Cleo. Collaboration and fuzzy-modeled personalization for mobile game-based learning in higher education. Computers & Education, v. 144, p. 103698, 2020.

VASCONCELOS, Cristiane Regina Dourado; DE JESUS, Ana Lúcia Paranhos; SANTOS, Carine De Miranda. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na educação a distância (EAD): um estudo sobre o Moodle. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 3, p. 15545-15557, 2020.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-06-02

Como Citar

Siqueira, D. K., Carvalho, G. V., Cândido, P. H. V. ., & Santos, C. H. da S. (2022). Experiências Na Elaboração De Cursos Mooc Para Alunos E Professores: informática Do Cotidiano E Pensamento Computacional. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 9, e022010. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/601