PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
UM OLHAR A PARTIR DA FALA DOS PROFISSIONAIS
Palavras-chave:
Planejamento. Gestão Escolar. Gestão Democrática.Resumo
Esta pesquisa possui como foco o estudo do Planejamento Educacional em unidades escolares. Mediante levantamento de referenciais teóricos pertinentes, e pesquisa de campo, aplicamos um questionário aberto a Diretores e Pedagogos, oriundos da rede estadual, que atuam no município de Londrina/PR. A análise revela um contexto contraditório, próprio da educação, que contempla experiências mecanicistas e ao mesmo tempo transformadoras com resistência frente ao determinismo conservador.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Janete M. L.. O projeto político-pedagógico no contexto da gestão escolar. Jornal do Professor, Home Page da TVE, v. 1, n.1, p. 1-5, 2005. Disponível em < http://www.redecaes.com.br/bibliografia_janete/O%20projeto%20politicopedagogico%20no%20contexto%20da%20gestao%20escolar.pdf >Acesso em 01 de abril de 2014.
BALL, J. Stephen. Sociologia das políticas educacionais e pesquisas críticosocial: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. In: BALL, S. J.; MAINARDES, J. (Orgs). Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 21-53
CALAZANS, Maria Julieta Costa. Planejamento da educação no Brasil - Novas estratégias em busca de novas concepções. In: KUENZER, Acácia Z; CALAZANS, Maria Julieta Costa; GARCIA, Valter. Planejamento e educação no Brasil. São Paulo. 6ª ed., Cortez, 2003. (Coleção questões da nossa época; v.2I)
DOURADO, Luis Fernandes; PARO Vitor Henrique Políticas Públicas e Educação Básica. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2001
FÉLIX, Maria de Fátima Costa. Administração escolar – um problema educativo ou empresarial? São Paulo - SP. Cortez editora – Autores associados. 1986.
HORTA, José Silvério Baía. Liberalismo, Tecnocracia e Planejamento Educacional no Brasil: uma contribuição à história da educação brasileira no período de 1930-1970. São Paulo: Cortez: Autores Associados, coleção educação contemporânea/serie memória da educação, 1982
MENDES, Demerval Trigueiro. O planejamento educacional do Brasil. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2000.
PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento Dialógico: como construir o projeto político pedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2001.
PARO, Vitor Henrique. A gestão da educação ante as exigências de qualidade e produtividade da escola pública. 1998. Disponível em <
http://www.geocities.ws/angesou/paro2.pdf > Acesso em 30 de Janeiro de 2013.
PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 15 ed. São Paulo: Cortez, 2008
POWER, Sally. O detalhe e o macrocontexto: o uso da teoria centrada no Estado para explicar práticas e políticas educacionais. In: BALL, S. J.; MAINARDES, J. (Orgs). Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 54-77
SAVIANI, Dermeval. A Nova Lei da Educação: trajetória, limites e perspectivas. 4 ed. Campinas-SP: Autores associados, 1998.
_________. Da nova LDB ao FUNDEB: por outra política educacional. Campinas-SP: Autores associados, 2007 (Coleção Educação Contemporânea)
VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensinoaprendizagem e projeto político-pedagógico. 10ª edição. São Paulo: Libertad, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Iniciação Científica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.