A educação infantil e o espaço para o desenvolvimento dos precursores da linguagem escrita

Autores

  • Isabella Suriani Caus Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Elvira Cristina Martins Tassoni Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

Simbolismo. Linguagem. Práticas pedagógicas.

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar as práticas de leitura, escrita e outras formas de linguagem em uma turma do último ano da educação infantil de um centro municipal, investigando a seguinte questão: Que espaços e oportunidades são dedicados à leitura, escrita e outras formas de linguagem no último ano da Educação Infantil? O estudo utilizou uma abordagem qualitativa, tendo como metodologia a observação, com registros em vídeo e em diário de campo para complementar as informações coletadas. Os resultados indicaram uma rica diversidade de oportunidades de brincadeira de faz de conta, literatura e produção de desenhos, evidenciando a exploração dos precursores da escrita, o que potencializa o desenvolvimento das funções simbólicas que serão mobilizadas no início do 1º ano do ensino fundamental.

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Biografia do Autor

Isabella Suriani Caus, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Bolsista de Iniciação Científica FAPIC/Reitoria na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Graduanda em Psicologia pela mesma instituição. ORCID: https://orcid.org/0009-0006-0219-295X

Elvira Cristina Martins Tassoni, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas e, atualmente,  coordenadora do Programa. Graduada em Pedagogi, mestre e doutora em Educação. Coordenou o grupo de estudos GECOPEF - Grupo de Estudos Colaborativos de Professores do Ensino Fundamental - com a participação de gestores e professores, de 2016 a 2022. Realiza estudos na área da Psicologia Educacional e Formação de Professores, com ênfase no processo de ensino e aprendizagem na sala de aula, atuando principalmente nos seguintes temas: afetividade e cognição, alfabetização, leitura e escrita, mediação pedagógica, grupos colaborativos, relação professor-aluno, Educação Infantil e Ensino Fundamental. Associada da ABALF - Associação Brasileira de Alfabetização - desde a sua fundação, em 2012. Membro da diretoria da ABALF período 2024-2025. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8968-3981

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Publicado

2024-09-26

Como Citar

Caus, I. S., & Tassoni, E. C. M. (2024). A educação infantil e o espaço para o desenvolvimento dos precursores da linguagem escrita . Revista Brasileira De Iniciação Científica, e024042. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/1854