Educação em Ceará-Mirim

uma trajetória histórica

Autores

  • Iury Gabriel Amorim de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Inês Sucupira Stamatto Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

História da Educação. Instituições Escolares. Educação em Ceará-Mirim.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o processo de organização da educação pública na região do município de Ceará-Mirim, estado do Rio Grande do Norte. Para tanto, utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica de obras dos seguintes autores: Alves (2008), Cascudo (1984), Senna (1974) e Moreira (1997). Considerou-se a Lei Orgânica do Ensino Primário de 1956. E realizou-se também estudo iconográfico, conforme as orientações de Stamatto (2009). Assim, o trabalho apresenta a trajetória local de iniciativas e instalação de instituições escolares no período entre a Colônia ao início da Primeira República.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iury Gabriel Amorim de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando em Pedagogia, bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/UFRN). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Maria Inês Sucupira Stamatto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em História. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Referências

ALVES, Gibson Machado. Ceará-Mirim Memória Iconográfica. Ceará-Mirim: Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim, 2008.

ARAÚJO, Maria Marta de. Origens e tentativas de organização da rede escolar do Rio Grande do Norte. 1979. 230 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas. Campinas. 1979.

CASCUDO, Luis da Câmara. História do Rio Grande do Norte. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, Serv. de Documentação, 1984.

ESCOLA ESTADUAL BARÃO DE CEARÁ-MIRIM. Histórico sobre a E. E. Barão de Ceará-Mirim. Antenados no Barão. 2011. Disponível em:<http://baraodecearamirim.blogspot.com.br/>. Acesso em: Dezembro 2017.

MOREIRA, Ana Zélia Maria. Um espaço pioneiro de modernidade educacional: Grupo Escolar “Augusto Severo” – Natal/RN – 1908-13. 2005. 165 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, 2005.

RIO GRANDE DO NORTE. Resolução nº 27, de 5 de novembro de 1836. Aprovando os Estatutos para aulas de primeiras letras da Província do Rio Grande do Norte. In: Legislação Educacional da Província do Rio Grande do Norte (1835-1839). Brasília: INEP/MEC/SBHE.

SENNA, Júlio Gomes de. Ceará-Mirim: exemplo nacional (1938-1972). Rio de Janeiro: Potengi, v. 1, 1974.

SENNA, Júlio Gomes de. Ceará-Mirim: exemplo nacional (1938-1972). Rio de Janeiro: Potengi, v. 2, 1974.

STAMATTO, Maria Inês Sucupira. As meninas iam à escola no século passado? (a província do Rio Grande do Norte – 1835/1889). In. STAMATTO (org.). Recortes: momentos da educação norte-riograndense. Natal: Editora da UFRN, 1996. p. 13-25.

STAMATTO, Maria Inês S. A fotografia em pesquisas históricas. In: ANDRADE, João Maria Valença; STAMATTO, Maria Ines S. (Orgs.) História ensinada e a escrita da história. Natal-RN: EDUFRN, 2009. p. 129-149.

Downloads

Publicado

2026-01-20

Como Citar

Araújo, I. G. A. de, & Stamatto, M. I. S. (2026). Educação em Ceará-Mirim: uma trajetória histórica. Revista Brasileira De Iniciação Científica, PDF. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/2862

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.