Physics teaching in the first years of school education

a state of knowledge

Authors

  • Ivan Fortunato
  • Rianny Andrade de Souza IFSP Itapetininga
  • Áurea Cristina Pires Marcelino Lanfranco universidade federal de São Carlos

Keywords:

Teacher education. Physics teaching. State of Knowledge.

Abstract

This paper presents the mapping of the relationship between the teaching of Physics and the early years of elementary education carried out in the Catalog of CAPES theses and dissertations. Twelve dissertations and a thesis were identified, indicating the absence of specific works on the initial training of physics teachers and the teaching of this science for the first years of elementary school, probably because the contents are not part of the official school curriculum. It is hoped that this mapping will motivate further research on the theme, emphasizing the importance of Physics since the beginning of the school, as this science investigates the phenomena of life.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ivan Fortunato

IFSP - Itapetininga

Rianny Andrade de Souza, IFSP Itapetininga

Graduanda, Programa Especial de Formação de Docentes para a Educação Básica, IFSP, Itapetininga.

Áurea Cristina Pires Marcelino Lanfranco, universidade federal de São Carlos

Mestranda em Educação, UFSCar. Especialista em Informática Aplicada à Educação, IFSP, Itapetininga.

References

CAMPOS, B. S., et al. Física para crianças: abordando conceitos físicos a partir de situações-problema. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 34, n. 1, art. 1402, 2012.

GRALA, R. M. Roteiros para atividades experimentais de física para crianças de seis anos de idade. Porto Alegre: UFRGS, Instituto de Física, 2007.

MELO, F. H. S.; FORTUNATO, I. Ensino de física e teatro: mapeamento bibliográfico dos periódicos brasileiros. Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, v. 2, n. 3, , p. 34-41, 2015.

MELO JR., A. L.; FORTUNATO, I. Formação inicial e continuada de professores indígenas: teses e dissertações 2010-2017. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 21, n.1, p. 47-57, 2018.

MONTEIRO, L.; FORTUNATO, I. A relação entre saberes docentes e a formação continuada: teses e dissertações 2012-2017. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 4, p. 2260-2274, 2019a.

MONTEIRO, L.; FORTUNATO, I. Educação Ambiental e a Formação Inicial Docente: análise das teses nacionais 2013-2017. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 21, p. 228-249, 2019b.

NANINI, J. A.; CUNHA, C. R.; FORTUNATO, I.; TERRA, C. N. Mudanças climáticas e o ensino de física: contribuições da Física na Escola. Revista Brasileira de Educação Ambiental (Online), v. 12, 2017, p. 115-122.

PEREIRA, P. S. S.; FORTUNATO, I.; LOURENCO, C. A educação ambiental em periódicos brasileiros de ensino de Física. Revista Brasileira de Educação Ambiental (Online), v. 11 2016, p. 127-138.

PESSOA DE CARVALHO, A. M. Entrevista. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 4, p. 128-131, 2016.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, 2006, p. 37-50.

SCHROEDER, C. Atividades experimentais de física para crianças de 7 a 10 anos. Porto Alegre: UFRGS, Instituto de Física, 2005.

SILVA, A. C.; FORTUNATO, I. Jogos na formação inicial de professores de física: mapeando a produção bibliográfica nacional. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 1, n. 4, p. 56-63, 2016.

Dissertações e teses mapeadas

ARAUJO, S. M. Ensino de ciências no 5º ano do ensino fundamental: o currículo modelado e aspectos do currículo em ação. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2015.

EMYGDIO, A. S. Ensino de física para alunos do ensino fundamental I: o problema da alavanca sob o olhar do ensino por investigação. Dissertação Mestrado Profissional em Ensino de Física), Universidade Federal do ABC, Santo André, 2018.

FAVRETTO, T. Ciências nos anos iniciais: uma investigação das manifestações do conhecimento pedagógico do conteúdo sobre o conceito de Energia. (Mestrado em Educação Cientifica E Tecnológica), Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

ISSA, A. R. M. S. A construção da argumentação no ensino de ciências por investigação visando a promoção da alfabetização científica. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Jataí, 2015.

LEAO J, I. B. O Ensino de Magnetismo nos anos iniciais: uma análise dos livros didáticos aprovados no PNLD 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.

LIMA, K. B. Alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental: o ensino de Física e Astronomia nos livros didáticos de Ciências Naturais. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) Instituto de Educação, Agricultura e ambiente, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.

LIMA, S. C. Um estudo sobre o desenvolvimento profissional de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, embasado na inserção de conteúdos de física no ensino de ciências e na produção acadêmica da área, como elementos inovadores, sob a assessoria de uma universidade. Tese (Doutorado em Educação para Ciência) Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho, Bauru, 2018.

MOREIRA, D. S. Ensino de física em aulas de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: interlocuções com a leitura e a escrita na escola. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016.

OLIVEIRA, I. C. A etnofísica nos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) Universidade Federal de Rondônia, Ji- Paraná, 2018.

RODRIGUES, M. A. T. Metodologia construtivista no ensino de física para discentes do curso de pedagogia. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal Do Rio Grande, Rio Grande, 2015.

ROJAS, K. A. F. Ensino de Física para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental Utilizando Aulas de Atletismo. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais). Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, 2014.

SILVA, K. S. D. Proposta e avaliação de atividades de conhecimento físico nos anos iniciais do ensino fundamental para alunos surdos e ouvintes. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência E Tecnologia De Goiás, Jataí, 2015.

SOUSA, A. S. Kit de brinquedos: uma forma prazerosa de ensinar e aprender física no ensino fundamental I. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal Rural Do Semi-Árido, Mossoró, 2017.

Published

2020-10-19

How to Cite

Fortunato, I., Souza, R. A. de ., & Lanfranco, Áurea C. P. M. . (2020). Physics teaching in the first years of school education: a state of knowledge. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 7(5), 42–57. Retrieved from https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/58

Issue

Section

Artigos