A contribuição da Revista Brasileira de Iniciação Científica para o ensino de física em 10 artigos
Palavras-chave:
Ensino de Física. Estado do Conhecimento. Revisão Sistemática.Resumo
Este artigo apresenta um Estado do Conhecimento sobre o Ensino de Física e a Revista Brasileira de Iniciação Científica. Trata de uma revisão sistemática dos artigos publicados neste periódico desde sua fundação até o final de 2022, na qual se buscou os artigos resultantes de pesquisas de Iniciação Científica sobre “Ensino de Física”. Como o título denuncia, foram localizados 10 artigos sobre temas diversos, revelando que o campo é vasto, diversificado e ainda cheio de lacunas a serem preenchidas pela pesquisa acadêmica. Ressalta-se, ainda, a importância do periódico para a formação do pesquisador, desde a graduação.
Downloads
Referências
FORTUNATO, I. O relato de experiência como método de pesquisa educacional. In: FORTUNATO, I.; SHIGUNOV NETO, A. (org.). Método(s) de Pesquisa em Educação. São Paulo: Edições Hipótese, 2018. p. 37-50
LANFRANCO, A. C. P. M.; FORTUNATO, I. Educação do Campo e o Ensino de Física: um mapeamento de teses e dissertações. Periferia, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 243-258, 2021. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55955
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodoro. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006. https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?format=pdf&lang=pt
FORTUNATO, I.; SHIGUNOV NETO, A. Periódicos no campus de Itapetininga: um lustro de
resultados e desafios. In: SHIGUNOV NETO, A.; Da RÓZ, A. L.; FORTUNATO, I.; DIAS, C. M.; HAMMARSTROM, R. O. (org.). 10 anos de atuação do campus Itapetininga do IFSP: gerando crescimento e oportunidades para a cidade e região. Itapetininga: Edições Hipótese, 2020. p. 182-187
SOUZA, R. A.; LANFRANCO, A. C. P. M.; FORTUNATO, I. Ensino de Física nos anos iniciais do ensino fundamental: um estado do conhecimento. Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, v. 7, n. 5, p. 42-57, 2020. https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/58
SPINELLI, P. M. J.; FORTUNATO, I. O bordado e a formação de professores: um estado do conhecimento pelas teses e dissertações nacionais. Revista Internacional de Formação de Professores (RIPF), Itapetininga, v. 7, p. e022014, 2022. https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/800/387
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Iniciação Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.