Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Para submeter um original para publicação, é essencial que o autor proponente esteja cadastrado com papel de autor. Isso pode ser feito clicando na aba "página do usuário" e, em seguida, em "editar meu perfil".
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • A Revista publica artigos inéditos em português, espanhol e inglês.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O sistema não está enviando comprovante de submissão. Os editores, em hipótese alguma, emitem declarações e/ou certificados de submissão ou aprovação de trabalhos. Favor não insistir!
  • O texto está fonte Times New Roman tamanho 12, com espaço entrelinhas de 1,5, alinhamento justificado, recuo da primeira linha do parágrafo de 1,25cm; as figuras e tabelas estão inseridas no texto.
  • É expressamente proibido alterar a formatação do template, sob pena de arquivamento da submissão.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores na página Sobre a Revista.
  • PREENCHIMENTO DOS METADADOS DE SUBMISSÃO

    Ao se cadastrar e submeter o manuscrito, solicitamos atenção para o preenchimento dos metadados desta submissão. Como adotamos três idiomas na revista (português / inglês /espanhol), os dados desses idiomas deverão também ser preenchidos nestes idiomas.
    Observe o preenchimento correto, fazendo a leitura nas caixas da submissão.
    Não colocar o texto em caixa alta, bem como as palavras-chave.
    Adicione informações adicionais para sua submissão, no caso as palavras-chave. Pressione 'Enter' depois de cada termo.
    Os metadados e exemplificados seguem abaixo com as devidas instruções:
    o Título: Se o título do livro começar com "Um" ou "O" (ou algo similar na ordem alfabética) coloque a palavra no prefixo. Não colocar título em CAIXA ALTA.
    o Resumo: Incluir o resumo em português e inglês com até 100 palavras.
    o Área do Conhecimento*: Insira a área de conhecimento da temática (Educação).
    o Palavras-chave*: Inclua até 5 palavras-chave. Inicial de cada uma em maiúsculo (Separadas. Por. Ponto. Máximo. Cinco.).
    o Agências de fomento: Não é obrigatório, mas se quiser colocar a agência e o processo é neste campo que se inclui. (Ex.: FAPESP – Processo n.2020/000000).
  • É obrigatório a inclusão do ORCID de todos os autores no artigo e também no metadados. Importante frisar que os autores devem incluir o orcid com a seguinte configuração https://orcid.org/0000-0000-0000-0000
  • A submissão está de acordo com o Código de Boas Práticas Científicas publicado pela FAPESP (2014), disponível em:http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf - acesso 18. dez. 2015.
  • Entendo que estou submetendo o artigo para publicação na Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (RevIn) e, se fizer a submissão a outro veículo (periódico, livro etc.) depois de iniciada a avaliação por pares, ou se resolver publicar meu artigo em outro meio de comunicação científica após receber a carta de "aceito" ou "aceito com modificações", o título do artigo, meu nome (e dos coautores, se houver) e minha filiação institucional serão publicados na seção RETRATAÇÃO.
  • Entendo que se for identificado plágio ou autoplágio durante o processo de avaliação, o artigo não será publicado, o título do artigo, nome(s) e filiação do(s) autor(es) constará na seção RETRATAÇÃO.
  • A correção ortográfica e gramatical é de inteira responsabilidade de cada autor.
  • A veracidade das informações e das citações bibliográficas é de responsabilidade exclusiva dos autores.
  • O artigo possui no máximo 4 autores, sendo que pelo menos um deles possui doutorado.
  • ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS

    O artigo respeita a ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS, confome a resolução CNS 07/2016 http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

    De acordo com a Resolução nº 466/12 e a Resolução n. 510/16, “toda pesquisa envolvendo seres humanos deve ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)”, de forma que, caso receba sua aprovação, possa ser iniciada em seguida a coleta de dados, conforme prevê a resolução. 

    A aprovação em comitê específico (Comitê de Ética em Pesquisa - CEP) sobre a qual o artigo se refere é de inteira responsabilidade dos autores.

    É obrigatório indicar na metodologia as informações sobre a aprovação no CEP. 

    É obrigatório incluir em documentos suplementares o documento de aprovação da pesquisa pelo CEP.

    RESOLUÇÃO Nº 510, 07 de abril de 2016 do Conselho Nacional de Saúde
    Art. 1 o Esta Resolução dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana, na forma definida nesta Resolução. Parágrafo único.
    Não serão registradas nem avaliadas pelo sistema CEP/CONEP:
    I – pesquisa de opinião pública com participantes não identificados;
    II – pesquisa que utilize informações de acesso público, nos termos da Lei no 12.527, de 18 de novembro de 2011;
    III – pesquisa que utilize informações de domínio público;
    IV - pesquisa censitária;
    V - pesquisa com bancos de dados, cujas informações são agregadas, sem possibilidade de identificação individual;
    VI - pesquisa realizada exclusivamente com textos científicos para revisão da literatura científica;
    VII - pesquisa que objetiva o aprofundamento teórico de situações que emergem espontânea e contingencialmente na prática profissional, desde que não revelem dados que possam identificar o sujeito;
    VIII – atividade realizada com o intuito exclusivamente de educação, ensino ou treinamento sem finalidade de pesquisa científica, de alunos de graduação, de curso técnico, ou de profissionais em especialização.
    § 1 Não se enquadram no inciso antecedente os Trabalhos de Conclusão de Curso, monografias e similares, devendo-se, nestes casos, apresentar o protocolo de pesquisa ao sistema CEP/CONEP;
    § 2 Caso, durante o planejamento ou a execução da atividade de educação, ensino ou treinamento surja a intenção de incorporação dos resultados dessas atividades em um projeto de pesquisa, dever-se-á, de forma obrigatória, apresentar o protocolo de pesquisa ao sistema CEP/CONEP.
  • A Revista declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Corpo Editorial desta revista.
  • Salientamos que plágio acadêmico em qualquer nível é crime, fere a legislação brasileira no artigo 184 do Código Penal e no artigo 7º parágrafo terceiro da lei 9.610-98 que regulamente o direito autoral, constituindo-se assim matéria cível e penal.
  • Após a conclusão da submissão é proibida a inclusão e/ou exclusão de autores, bem como, alteração de título do artigo.
  • Os(as) autores(as) que tiverem seus trabalhos aprovados, em qualquer idioma, deverão arcar com as despesas de revisão do texto, o que não constitui taxa de publicação. O artigo após aprovação deverá ter revisão profissional ortográfica, gramatical e de normas da ABNT realizada por profissional de revisão e formação em Letras, e ser inserido em documento suplementar (para baixar o modelo, clique aqui).
    (para baixar o modelo, https://docs.google.com/document/d/1csRdCKBEuaL8bDGcKqYl1jyhmLfIfWHe/edit?usp=share_link&ouid=109818212586345770808&rtpof=true&sd=true
  • O tamanho do artigo, contado a partir do primeiro título de seção até a última palavra da última seção, deve estar entre 4000 e 6000 palavras. Na contagem não entram as referências.

Diretrizes para Autores

Artigo discute algumas questões importantes sobre a ética nas pesquisas da área de Educação e Ensino

O artigo “Reflexões de editores de periódicos da área de Educação e Ensino sobre a Resolução CNS 510/2016” foi desenvolvido pelo professor Ivan Fortunato e pelo coordenador da Pesquisa e Inovação Alexandre Shigunov Neto, ambos do IFSP Itapetininga. Publicado na seção temática "Ética em Pesquisa de Educação e Integridade Acadêmica", no vol. 41 (2023) da revista Horizontes (Webqualis/CAPES A2); trata-se de um veículo de divulgação e debate da produção científica na área de Educação, avaliado às cegas pelos pares, que tem o propósito de servir de fórum para a apresentação de pesquisas, estudos teóricos, ensaios e resenhas na área de Educação, em suas vertentes históricas, culturais e de práticas educativas.

Aborda o sistema CEP/CONEP e as pesquisas com seres humanos nas áreas de Educação e Ensino, mencionando a importância basilar da Resolução CNS 510/2016. No artigo, são estudados, a partir da experiência de editores de periódicos, os conflitos, com pesquisadores, em  relação  às  suas  pesquisas  com  seres  humanos. Constatou-se que, na maioria das pesquisas em educação, que fazem uso de coleta  de dados como questionários, entrevistas, entre outros, não  há  o  cuidado  da  submissão prévia de um projeto de pesquisa ao sistema CEP/CONEP para a preparação  dos  registros  de consentimento e  assentimento, registros orais ou escritos e procedimentos metodológicos por meio de softwares específicos  de  técnicas  estatísticas. Quanto aos periódicos, há a necessidade de tornar inteligível o cuidado com a submissão de pesquisas envolvendo seres humanos, sendo imprescindível a apresentação do número de protocolo do sistema CEP/CONEP.
Os autores são editores dos periódicos do IFSP, campus de Itapetininga, os quais adotam o sistema CEP/CONEP como condição indispensável para submissão de artigos que envolvam pesquisas com seres humanos. 

 

O artigo em língua portuguesa está disponível para acesso em: 

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1639

 

 

DIRETRIZES PARA AUTORES

A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

 

O texto está formatado segundo modelo disponível no site da Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (RevIn).

Para editar o artigo, você deve fazer o download do TEMPLATE para seu computador 

https://docs.google.com/document/d/1n9SsL80Lan7hiMW_MVCX_E2gBdv-h7wL/edit?usp=sharing&ouid=109818212586345770808&rtpof=true&sd=true

O arquivo submetido está em *.doc, *. Artigos em PDF serão arquivados.

 

A submissão está de acordo com o Código de Boas Práticas Científicas publicado pela FAPESP (2014), disponível em:http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf - acesso 18. dez. 2015.

 

Entendo que estou submetendo o artigo para publicação na Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (RevIn) e, se fizer a submissão a outro veículo (periódico, livro etc.) depois de iniciada a avaliação por pares, ou se resolver publicar meu artigo em outro meio de comunicação científica após receber a carta de "aceito" ou "aceito com modificações", o título do artigo, meu nome (e dos coautores, se houver) e minha filiação institucional serão publicados na seção RETRATAÇÃO.

 

Entendo que se for identificado plágio ou autoplágio durante o processo de avaliação, o artigo não será publicado, o título do artigo, nome(s) e filiação do(s) autor(es) constará na seção RETRATAÇÃO.

 

O artigo possui no máximo 4 autores, sendo que pelo menos um deles possui doutorado.

 

O artigo respeita a ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS, confome a resolução CNS 07/2016 http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

 

A aprovação em comitê específico (Comitê de Ética em Pesquisa - CEP) sobre a qual o artigo se refere é de inteira responsabilidade dos autores. Deve ser indicado em nota no corpo de artigo. 

 

A Revista declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Corpo Editorial desta revista.

 

A correção ortográfica e gramatical é de inteira responsabilidade de cada autor.

 

A veracidade das informações e das citações bibliográficas é de responsabilidade exclusiva dos autores.

 

Salientamos que plágio acadêmico em qualquer nível é crime, fere a legislação brasileira no artigo 184 do Código Penal e no artigo 7º parágrafo terceiro da lei 9.610-98 que regulamente o direito autoral, constituindo-se assim matéria cível e penal.

 

É obrigatório a inclusão do ORCID de todos os autores no artigo e também no metadados. O autor registrou o número do ORCID (Open Researcher and Contributor ID) no “Perfil” do(s) autor(res) do artigo com visualização pública – é importante que o autor valide seu ORCID. Importante frisar que os autores devem incluir o orcid com a seguinte configuração https://orcid.org/0000-0000-0000-0000

 

Os(as) autores(as) que tiverem seus trabalhos aprovados, em qualquer idioma, deverão arcar com as despesas de revisão do texto, o que não constitui taxa de publicação. O artigo após aprovação deverá ter revisão profissional ortográfica, gramatical e de normas da ABNT realizada por profissional de revisão e formação em Letras, e ser inserido em documento suplementar (para baixar o modelo, clique aqui).
(para baixar o modelo,

https://docs.google.com/document/d/1csRdCKBEuaL8bDGcKqYl1jyhmLfIfWHe/edit?usp=share_link&ouid=109818212586345770808&rtpof=true&sd=true

Confirmamos que a mansucrito submetido está no formato ABNT 2024 e na normalização de acordo com as diretrizes dos autores em Normatização.

 

Autores, títulos, resumos, descritores devem ser inseridos no local "Inclusão de Metadados" no processo de submissão:
Título que identifique o conteúdo em português, inglês e espanhol;
Nome completo do(s) autor(es), e-mail .
Afiliação: a afiliação de todos os autores é obrigatória no momento da submissão no Passo 3:
Inclusão de Metadados. No campo "Instituição/Afiliação" colocar as seguintes informações, nesta
ordem: Instituição ou Universidade por extenso. Cidade, sigla do Estado, País.
Resumo informativo em português, inglês e espanhol;
o Palavras-chave (Keywords, Palabras clave) constituídas de até cinco termos que identifiquem o
assunto do artigo em português, inglês e espanhol, separados por ponto.

 

A titulação do autor, instituição, cidade da instituição, Estado, país, e-mail, grupo de pesquisa a que pertence e Orcid foram cadastrados no Metadados da Submissão. A ausência dessas informações, gerará arquivamento automático da submissão.

 

O artigo está escrito em Português, Francês, Inglês, Espanhol ou Italiano e possui relação com o campo do Ensino de Ciências e Matemática.

 

Registrar, nas referências, somente, os autores citados no corpo do texto.

 

As figuras e imagens constantes no artigo devem ser de alta resolução e editável, sendo um critério de impedimento de avaliação. Devem ser inseridas no texto do documento principal, marcadas com seu número de pedido em algarismos arábicos. Um máximo de 6 figuras/tabelas podem ser incluídas em cada documento. Os dados apresentados nas tabelas devem ser comentados, mas não repetidos no texto. Um breve título descritivo deve ser fornecido para cada figura / tabela. Todas as informações contidas nas figuras e tabelas devem estar em fonte Calibri, corpo 11, espaçamento entre linhas 1,0.

 

O não cumprimento dos itens destacados, acarretará a recusa automática da submissão.

 

Os originais submetidos passam por três fases de  avaliação. A primeira consiste na triagem realizada pela equipe da revista que examina se o texto segue as normas estipuladas nas “Diretrizes para Autores” bem como o correto preenchimento do Metadados da Submissão – qualquer incoerência nesta etapa já é motivo para o arquivamento do texto submetido. A segunda, uma avaliação preliminar feita pelo Comitê Editorial que visa identificar a adequação do trabalho à linha editorial da revista e seu potencial para publicação. A terceira fase é uma avaliação duplo-cega que avalia a contribuição e a qualidade do artigo para a área do conhecimento. A decisão final volta ao Comitê Editorial.

 

Após a conclusão da submissão é proibida a inclusão e/ou exclusão de autores, bem como, alteração de título do artigo.

 

PREENCHIMENTO DOS METADADOS DE SUBMISSÃO

Ao se cadastrar e submeter o manuscrito, solicitamos atenção para o preenchimento dos metadados desta submissão. Como adotamos três idiomas na revista (português / inglês /espanhol), os dados desses idiomas deverão também ser preenchidos nestes idiomas.

 

Observe o preenchimento correto, fazendo a leitura nas caixas da submissão.

 

Não colocar o texto em caixa alta, bem como as palavras-chave.

 

Adicione informações adicionais para sua submissão, no caso as palavras-chave. Pressione 'Enter' depois de cada termo.

 

Os metadados e exemplificados seguem abaixo com as devidas instruções:

 

Título: Se o título do livro começar com "Um" ou "O" (ou algo similar na ordem alfabética) coloque a palavra no prefixo. Não colocar título em CAIXA ALTA.

 

Resumo: Incluir o resumo em português e inglês com até 100 palavras.

 

Área do Conhecimento*: Insira a área de conhecimento da temática (Ensino de Ciências e Matemática).

 

Palavras-chave*: Inclua até 5 palavras-chave. Inicial de cada uma em maiúsculo (Separadas. Por. Ponto. Máximo. Cinco.).

 

Agências de fomento: Não é obrigatório, mas se quiser colocar a agência e o processo é neste campo que se inclui. (Ex.: FAPESP – Processo n.XXXXXX).

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.