Utilização do Instagram como um recurso facilitador no ensino de Química

Autores

  • André Bezerra Amorim Lopes Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Bruno Silva Leite Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Palavras-chave:

Instagram, Ensino de Química, Recursos Didáticos Digitais, Tecnologias Digitais

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a contribuição de um perfil do Instagram criado para compartilhar recursos didáticos digitais para o ensino de Química, pela ótica de estudantes do ensino médio. Os resultados apontam que as funções mais utilizadas pelos estudantes para compreenderem um determinado assunto de Química foram os slides de aula, Memes e vídeos de experimentos. Ademais, os estudantes apontaram que o Instagram foi um recurso interessante que contribuiu para o processo de aprendizagem deles a partir da disponibilização dos recursos didáticos digitais produzidos pelo professor possibilitando revisarem, interagirem e compreenderem os conteúdos abordados em sala de aula.

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Biografia do Autor

André Bezerra Amorim Lopes, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciado em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professor de Química. Orcid: http://orcid.org/0009-0005-3615-1438

Bruno Silva Leite, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Professor de Química e de Tecnologias no Ensino de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). É Licenciado em Química, mestre no Ensino das Ciências e Doutor em Química Computacional. É docente permanente no programa de pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC), no Doutorado em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) e no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), todos na UFRPE. Professor no curso de Especialização em Ensino de Astronomia da UFRPE. Coordena os grupos de pesquisas LEUTEQ (Laboratório para Educação Ubíqua e Tecnológica no Ensino de Química) e InPraMEC (Investigação de Práticas Metodológicas no Ensino das Ciências) do diretório de grupos do CNPq e é pesquisador colaborador do Núcleo SEMENTE e da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química (RELAPEQ). Na Sociedade Brasileira de Química (SBQ) é o atual diretor da Divisão de Ensino [mandato 2022-2024], foi vice-diretor desta mesma divisão [mandato 2020-2022], além de ter sido tesoureiro da Regional Pernambuco [mandatos 2016-2018, 2018-2020]. Foi coordenador [mandato 2019-2021 e 2021-2023] do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI-UFRPE). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9402-936X

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Publicado

2023-11-10

Como Citar

LOPES, A. B. A.; LEITE, B. S. Utilização do Instagram como um recurso facilitador no ensino de Química. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e023016, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/1353. Acesso em: 29 abr. 2024.