A Imprensa digital como recurso para refletir e aprender sobre diversidade metodológica na prática científica

Autores

  • Antonio García-Carmona Universidad de Sevilla

Palavras-chave:

Educação Científica. Natureza da ciência. Notícias da ciência. Prática científica. Mídia digital.

Resumo

Uma das características mais importantes da prática científica é a variedade de métodos que os cientistas usam em suas pesquisas. Mas, a noção distorcida de que existe um método científico padrão, que todos os cientistas aplicam em suas pesquisas, permanece profundamente enraizada na sociedade. Isso pode ser comprovado não apenas em livros didáticos e planos curriculares da educação escolar, mas também nos meios de comunicação. Portanto, este trabalho propõe a leitura crítica e reflexiva de certas notícias da imprensa digital como um recurso para aprender sobre a diversidade metodológica na prática científica.

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Biografia do Autor

Antonio García-Carmona, Universidad de Sevilla

Catedrático de Didáctica de las Ciencias Experimentales. Universidad de Sevilla, España

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Publicado

2020-07-06 — Atualizado em 2020-07-09

Versões

Como Citar

GARCÍA-CARMONA, A. A Imprensa digital como recurso para refletir e aprender sobre diversidade metodológica na prática científica. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, p. e020002, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/14. Acesso em: 13 out. 2024.