Politicidade da matemática

Autores

  • Pedro Demo Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Matemática. Educação. Politicidade.

Resumo

O texto é sobre uma reflexão da aprendizagem e politicidade da matemática. Trata do sistema desigual, da deformação na formação educacional, da opressão e outros fatores. Mas, os matemáticos não aderem a essa política. A matemática em sua modelagem é explicada ontológica e epistemologicamente. O conhecimento científico é constituído também abstrativamente. O processo cerebral dos aprendizes vai sendo formado por significados e significantes, reais e abstratos. Assim o pedagogo se sai melhor nos anos iniciais pois trabalha a partir de fatos reais, enquanto que o licenciado, abstratatamente. A politicidade da matemática explica-se pelo exemplo de Galileu Galilei e o papa. Isto é pelo ‘intelectual orgânico’: “um perito que sabe pensar abstrata, formal e analiticamente, contribuindo para se confrontar com a opressão”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Demo, Universidade de Brasília

Pós-Doutorado na University Of California At Los Angeles, UCLA, Estados Unidos. Professor Emérito da Universidade de Brasília, Departamento de Sociologia. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5514-2781

Referências

BARRAT, J. Our final invention: Artificial Intelligenceandtheendofthehuman era. Thomas DunneBooks, N.Y., 2013.

BOSTROM, N. Superintelligence: Paths, dangers, strategies. OUP Oxford, Oxford, 2014.

DEMO, P. Complexidade e Aprendizagem – A dinâmica não linear do conhecimento. Atlas, São Paulo, 2002.

DEMO, P. Pobreza Política – A pobreza mais intensa da pobreza brasileira. Autores Associados, Campinas, 2007.

DEMO, P. Forças e fraquezas do positivismo, 2011. Http://pedrodemo.blogspot.com.br/2011/04/forcas-e-fraquezas-do-positivismo.html

FLYNN, J.R. Are wegettingsmarter? Rising IQ inthe 21stcentury. Cambridge U. Press, Cambridge, 2012.

FOUCAULT, M. A Arqueologia do Saber. Vozes, Petrópolis, 1971.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Loyola, São Paulo, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1997.

FRIGOTTO, G. A produtividade da escola improdutiva. Cortez, São Paulo, 1989.

GLEICK, J. The Information: A history, a theory, a flood. Pantheon, N.Y., 2011.

GOLDSTEIN, R. Incompleteness: Theproofandparadoxof Kurt Gödel. Norton &Company, N.Y., 2006.

GRUSIN, R. (Ed.). The non human turn. U. of Minnesota Press, Minneapolis, 2015.

HAWKING, S.W. The Theory of Everything: the origin and fate of the universe. Phoenix Books, Beverly Hills, 2006.

HORN, J. & WILBURN, D. The Mismeasure of Education. IAP, Charlotte, 2013.

HUBBARD, D.W. How to Measure Anything: Finding the Value of Intangibles in Business. Wiley, N.Y., 2010.

LATOUR, B. Reassembling the Social – Na introduction to actor-network theory. Oxford University Press, Oxford, 2005.

LATOUR, B. N. Inquiry into Modes of Existence – Na anthropology of the moderns. Harvard University Press, Cambridge, 2013.

LAURILLARD, D. Rethinking University Teaching. Taylor & Francis, Abingdon, 2007.

MATURANA, H. Cognição, Ciência e Vida Cotidiana. Organização de C. Magro e V. Paredes. Ed. Humanitas/UFMG, Belo Horizonte, 2001.

MEZIROW, J. & ASSOCIATES. Learning as Transformation – Critical perspectives on a theoryinprogress. Jossey-Bass, San Francisco, 2000.

MEZIROW, J. Fostering Critical Reflection in Adult Hood: A guide to transformative and emancipatory learning. Jossey-Bass, New York, 1990.

O’CONNOR, A. Poverty Knowledge – Social Science, Social Policy, and the Poor in Twentieth-Century U.S. History. Princeton University Press, Princeton, 2001.

PINKER, S. The Better Angels of Our Nature: why violence has declined. VikingAdult, N.Y., 2011.

POPKEWITZ, T.S. Lutando em Defesa da Alma – A política do ensino e a construção do professor. ARTMED, Porto Alegre, 2001.

POPPER, K.R. The Logic of Scientific Discovery. Hutchinson of London, London, 1959.

PRIGOGINE, I. & STENGERS, I. A Nova Aliança. Ed. UnB, Brasília, 1997.

PRIGOGINE, I. O Fim das Certezas – Tempo, caos e as leis da natureza. Ed. UNESP, São Paulo, 1996.

SANTOS, B.S. Conhecimento Prudente para uma Vida Decente – “Um discurso sobre as Ciências” revisitado. Cortez, São Paulo, 2004.

SANTOS, B.S. (Org.). As Vozes do Mundo. Civilização Brasileira, Rio de Janeiro. 2009.

SANTOS, B.S. & MENESES, M.P. (Orgs.). Epistemologia do Sul. Almeida, Portugal. 2009.

TAYLOR, E.W., CRANTON, P. &Associates. The Handbook of Transformative Learning – Theory, research, andpractice. Jossey-Bass, San Francisco, 2012.

THOMAS, A. Hidden in plainsight: The simple link betweenrelativityand quantum mechanics. Amazon, N.Y., 2012.

THOMAS, A. Hidden in plainsight 2: The equationoftheuniverse. Amazon, N.Y., 2013.

THOMAS, A. Hidden in plainsight 3: The secretof time. Amazon, N.Y., 2014.

THOMAS, A. Hidden in plainsight 4: The uncertainuniverse. Amazon. N.Y., 2015.

THOMAS, A. Hidden in plainsight 5: Atom. Amazon. N.Y., 2015a.

WAAL, Frans de. Chimpanzee Politics – Power and sex among apes. The John Hopkins University Press. Baltimore, 2000.

WOLFRAM, W. A New Kind of Science. Wolfram Media, Champaign, IL., 2002.

Downloads

Publicado

2020-08-24

Como Citar

DEMO, P. Politicidade da matemática. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, p. e020016, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/163. Acesso em: 22 dez. 2024.