Politicidade da matemática

Autores

  • Pedro Demo Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Matemática. Educação. Politicidade.

Resumo

O texto é sobre uma reflexão da aprendizagem e politicidade da matemática. Trata do sistema desigual, da deformação na formação educacional, da opressão e outros fatores. Mas, os matemáticos não aderem a essa política. A matemática em sua modelagem é explicada ontológica e epistemologicamente. O conhecimento científico é constituído também abstrativamente. O processo cerebral dos aprendizes vai sendo formado por significados e significantes, reais e abstratos. Assim o pedagogo se sai melhor nos anos iniciais pois trabalha a partir de fatos reais, enquanto que o licenciado, abstratatamente. A politicidade da matemática explica-se pelo exemplo de Galileu Galilei e o papa. Isto é pelo ‘intelectual orgânico’: “um perito que sabe pensar abstrata, formal e analiticamente, contribuindo para se confrontar com a opressão”.

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Biografia do Autor

Pedro Demo, Universidade de Brasília

Pós-Doutorado na University Of California At Los Angeles, UCLA, Estados Unidos. Professor Emérito da Universidade de Brasília, Departamento de Sociologia. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5514-2781

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Publicado

2020-08-24

Como Citar

DEMO, P. Politicidade da matemática. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, p. e020016, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/163. Acesso em: 21 nov. 2024.