Trabalho colaborativo e inclusão
integração de saberes da Matemática com os de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
Palavras-chave:
Integração de saberes. Educação em Ciências. Educação Matemática. Ensino Fundamental. Prática inclusiva.Resumo
Este artigo aborda a importância do trabalho colaborativo como estratégia para fomentar conhecimentos disciplinares e práticas de inclusão no contexto educacional, com foco nos anos iniciais do ensino fundamental. O estudo tem por objetivo apresentar uma revisão sistemática, realizada na Plataforma Sucupira, e relatar experiências práticas que integram Matemática e Ciências em propostas pedagógicas inclusivas. As experiências docentes de duas autoras deste texto são mobilizadas como dispositivos interpretativos, enquanto as mediações e interações são concebidas como elementos para potencializar os processos de aprendizagem. Os resultados indicam a ausência de pesquisas que explorem a integração entre essas disciplinas, destacando, contudo, que a colaboração docente e a qualificação profissional com vistas ao trabalho colaborativo são determinantes para o planejamento e implementação de práticas pedagógicas inclusivas que respeitem as experiências individuais das crianças.
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