Trabalho colaborativo e inclusão

integração de saberes da Matemática com os de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

Palavras-chave:

Integração de saberes. Educação em Ciências. Educação Matemática. Ensino Fundamental. Prática inclusiva.

Resumo

Este artigo aborda a importância do trabalho colaborativo como estratégia para fomentar conhecimentos disciplinares e práticas de inclusão no contexto educacional, com foco nos anos iniciais do ensino fundamental. O estudo tem por objetivo apresentar uma revisão sistemática, realizada na Plataforma Sucupira, e relatar experiências práticas que integram Matemática e Ciências em propostas pedagógicas inclusivas. As experiências docentes de duas autoras deste texto são mobilizadas como dispositivos interpretativos, enquanto as mediações e interações são concebidas como elementos para potencializar os processos de aprendizagem. Os resultados indicam a ausência de pesquisas que explorem a integração entre essas disciplinas, destacando, contudo, que a colaboração docente e a qualificação profissional com vistas ao trabalho colaborativo são determinantes para o planejamento e implementação de práticas pedagógicas inclusivas que respeitem as experiências individuais das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Indreli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrado em Ensino. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Foz do Iguaçu-PR. ORCID: https://orcid.org/0009-0003-8986-0540

Silvana Duarte Pereira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrado em Ensino. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Foz do Iguaçu-PR. ORCID: https://orcid.org/0009-0000-9061-242X

Gabrielle Thais Werle, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Licenciatura em Matemática. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Foz do Iguaçu-PR. ORCID: https://orcid.org/0009-0009-3927-2752

Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Foz do Iguaçu-PR. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8457-2871

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2019.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Capes. Plataforma Sucupira. Versão 4.1.16. 2024.

DAMIANI, Magda Floriana. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar em Revista, Curitiba, v. 1, n. 31, p. 213–230, 2008.

DOHME, Vania. Atividades lúdicas na educação: o caminho de tijolos amarelos. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

FERRO, Ana. A colaboração entre professores no ensino inclusivo de Matemática em sala de aula com estudante autista. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2021.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, Porto Alegre, v. 30, n. 3, dez. 2008.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2011. p. 13-43.

LEMOS, Paulo Henrique Guimarães de. Formação docente para o ensino colaborativo: trabalho com práticas pedagógicas inclusivas. Dissertação (Mestrado em Educação Inclusiva), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Presidente Prudente, 2022.

RIVERA, Andreza Fiorini Perez. O desafio da inclusão de alunos com NEE em aulas de Matemática: O caso dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências), Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2017.

SAMPAIO, Rosana Ferreira. MANCINI, Marisa Cotta. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83–89, jan./fev. 2007.

SCRAMINGNON, Gabriela Barreto da Silva. Narrativa, experiência e formação: o diálogo com as crianças na constituição de tornar-se professora. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, p.1-20, 2021.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. Obras Completas – Tomo Cinco: Fundamentos de Defectologia. Tradução do Programa de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE). Cascavel: EDUNIOESTE, 2022.

VYGOTSKY, Lev Semionovivitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

2025-07-07

Como Citar

INDRELI, Adriana; DUARTE PEREIRA, Silvana; THAIS WERLE, Gabrielle; LUCENA CAMARGO DE ALMEIDA KLAUS, Vanessa. Trabalho colaborativo e inclusão: integração de saberes da Matemática com os de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e025013, 2025. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/2115. Acesso em: 9 jul. 2025.