Análise das representações sociais de professores de ciências sobre as relações afetivas e a aprendizagem de estudantes com deficiência

Autores

Palavras-chave:

Afetividade. Interação. Inclusão

Resumo

Este artigo é resultado de um recorte de tese e teve como objetivo identificar as representações sociais (RS) de professores de ciências da natureza sobre relações afetivas e a aprendizagem de estudantes com deficiência, e analisar as influências da dimensão afetiva na composição das representações sociais. Utilizamos o referencial teórico metodológico da Teoria das Representações (TRS), com a análise prototípica a partir da teoria do núcleo central. Os participantes foram professores de ciências da natureza, como instrumentos de obtenção de informações utilizamos a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP). Os resultados indicam que as RS dos professores estão relacionadas ao Respeito, Empatia, Inclusão, Libras e Formação. O núcleo figurativo e imagético que representa as relações afetivas e aprendizagem de estudantes com deficiência aponta para a Empatia e a Libras (os dois termos mais evocados entre os participantes) como elementos essenciais para a realidade social apresentada.

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Biografia do Autor

Maira Souza Machado, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestra em Educação em Ciências. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1219-7026.

Ana Cristina Santos Duarte, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduação em Ciências com Habilitação Em Biologia, Mestrado em Educação e Doutorado em Educação. Pós-Doutorado em Didactica de las Ciencias Experiementales, na Universidad Nacional del Litoral (UNL), na Ciudad de Santa Fé, na Argentina. Atualmente é professor Pleno do Departamento de Ciência Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), da área Educação e Prática de Ensino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Ciências e Biologia; educação inclusiva; aprendizagem; educação; diversidade. Docente, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (DCB/UESB) e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (DS/UESB). Desenvolve e Coordena Projetos de Pesquisa e Extensão na área de Educação voltados para a formação de professores e o processo ensino-aprendizagem de Ciências e Biologia. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação em Ciências, Saúde e Diversidade (GEPECSAD). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3537-9095

Anabela Cruz dos Santos, Universidade do Minho

Doutora em Estudos da Criança, especialidade de Educação Especial pela Universidade do Minho. Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial do Instituto de Educação da Universidade do Minho e investigadora integrada interna do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho. Leciona desde 2000 em cursos de formação de professores de Educação Especial e outros profissionais. Tem coordenado e participado em projetos nacionais e internacionais na área das Necessidades Educativas Especiais, construção e validação de instrumentos de avaliação de linguagem, e estratégias baseadas na investigação para crianças com perturbações da comunicação e deficiência auditiva. É coautora de livros, capítulos em livros, artigos e instrumentos de avaliação no âmbito da sua especialidade. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9985-8466

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Publicado

2025-07-07

Como Citar

SOUZA MACHADO, Maira; SANTOS DUARTE, Ana Cristina; CRUZ DOS SANTOS, Anabela. Análise das representações sociais de professores de ciências sobre as relações afetivas e a aprendizagem de estudantes com deficiência. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e025003, 2025. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/2122. Acesso em: 9 jul. 2025.