Práticas acessíveis em museus de ciências e seu impacto no Capital da Ciência de Pessoas com Deficiência Visual e Auditiva
Palavras-chave:
Acessibilidade. Capital da Ciência. Museus de Ciências. Inclusão Científica. Pessoas com Deficiência.Resumo
Este estudo investiga como a acessibilidade em uma exposição sobre mudanças climáticas impacta a percepção, o engajamento e as aspirações científicas de Pessoas com Deficiência, contribuindo para a construção do Capital da Ciência. Trata-se de um estudo de caso com participantes cegas e surdas, visitantes de um museu de ciências e tecnologia na região sul do Brasil. A produção dos dados envolveu observações, entrevistas e questionários, analisados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que barreiras comunicacionais, atitudinais, tecnológicas e institucionais impactaram a experiência museal das participantes, enquanto estratégias de acessibilidade, como recursos táteis, audiodescrição e tradução em Libras, potencializaram sua interação com os conteúdos científicos. O estudo destaca a importância de práticas acessíveis nos espaços museais, visando não apenas ampliar a inclusão e o pertencimento das Pessoas com Deficiência ao campo científico, mas também fortalecer e expandir seu Capital da Ciência.
Downloads
Referências
ARCHER, Louise et al. “Science capital”: A Conceptual, Methodological, and Empirical Argument for Extending Bourdieusian Notions of Capital Beyond the Arts. Journal of Research in Science Teaching, Hoboken, New Jersey, v. 52, n. 7, p. 922–948, 2015. Available at: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/tea.21227. Accessed: 06 feb. 2025.
ARCHER, Louise et al. ASPIRES 2: Young people’s science and career aspirations, age 10–19. London: UCL Institute of Education, 2020. Available at: https://discovery.ucl.ac.uk/id/eprint/10092041/. Accessed: 06 feb. 2025.
ARCHER, Louise et al. ASPIRES Report: Young people’s science and career aspirations, age 10 –14. London: King’s College London, 2013. Available at: https://kclpure.kcl.ac.uk/ws/portalfiles/portal/64130521/ASPIRES_Report_2013.pdf. Accessed: 06 feb. 2025.
ARCHER, Louise; DEWITT, Jennifer; WILLIS, Beatrice. Adolescent boys’ science aspirations: Masculinity, capital, and power. Journal of Research in Science Teaching, Hoboken, New Jersey, v. 51, n. 1, p. 1–30, 2014. Available at: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/tea.21122. Accessed: 06 feb. 2025.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2007.
BRASIL. Lei n° 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União: Brasília, DF, 2015. Available at: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Accessed: 06 feb. 2025.
BRASIL. Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 1990. Available at: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Accessed: 06 feb. 2025.
BRASIL. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Conselho Nacional de Saúde, Brasília, 2016. Available at: https://www.gov.br/conselho-nacional-de-saude/pt-br/acesso-a-informacao/legislacao/resolucoes/2016/resolucao-no-510.pdf/view. Accessed: 06 feb. 2025.
BURGSTAHLER, Sheryl. Making Math, Science, and Technology Instruction Accessible to Students with Disabilities. Seattle: University of Washington, 2009. Available at: https://www.washington.edu/doit/making-math-science-and-technology-instruction-accessible-students-disabilities. Accessed: 06 feb. 2025.
CARMO, Marcelle Pita de Sousa do. Experiências museais de sujeitos surdos em três museus de ciências do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Educação, Difusão e Gestão em Biociências), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. Available at: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10111591. Accessed: 06 feb. 2025.
DEWITT, Jennifer; ARCHER, Louise; MAU, Ada. Dimensions of science capital: exploring its potential for understanding students’ science participation. International Journal of Science Education, Taiwan, v. 38, n. 16, p. 2431–2449, 2016. Available at: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09500693.2016.1248520. Accessed: 06 feb. 2025.
EDWARDS, Richard et al. Citizen Science & Science Capital. Stirling: University of Stirling, 2015.
FERNANDES, Mariana Pereira. A experiência de Pessoas com Deficiência visual: A acessibilidade e a inclusão no Museu de Geodiversidade (UFRJ) e na Casa da Descoberta (UFF). Dissertação (Mestrado em Divulgação Científica), Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2020. Available at: https://www.researchgate.net/publication/344886698. Accessed: 06 feb. 2025.
FERRARO, José Luís. Currículo, experimento e experiência: contribuições da Educação em Ciências. Educação, Porto Alegre, v. 40, n. 1, p. 106-114, 2017. Available at: https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/22751. Accessed: 06 feb. 2025.
FIALHO, Ana Letícia. O iminente colapso do setor cultural. SeLecT: arte e cultura contemporânea, São Paulo, 2020. Available at: https://select.art.br/o-iminentecolapso-do-setor-cultural/. Accessed: 06 feb. 2025.
GODEC, Spela; KING, Heather; ARCHER, Louise. The Science Capital Teaching Approach: engaging students with science, promoting social justice. London: University College London, 2017.
HECK, Gabriela Sehnem; FERRARO, José Luís; GALLON, Monica da Silva. Oito dimensões do Capital da Ciência para (re)pensar a inclusão de Pessoas com Deficiência na perspectiva STEM. In: II Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências (II SSAPEC). Anais […], Cerro Largo, RS, 2024. Available at: https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/SSAPEC/article/view/18686. Accessed: 06 feb. 2025.
HECK, Gabriela Sehnem. (Defi)ciência & inclusão: possibilidades para construção do Capital da Ciência a partir de uma experiência museal acessível. Tese (Doutorado em Educação), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2024. Available at: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11498. Accessed: 06 feb. 2025
HECK, Gabriela Sehnem. Popularização da ciência e inclusão de surdos: um estudo sobre espaços museais acessíveis. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021. Available at: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9802. Accessed: 06 feb. 2025.
ICOM. Museum Definition. Paris: International Council of Museums (ICOM) Website, 2022. Available at: https://icom.museum/en/resources/standards-guidelines/museum-definition/. Accessed: 06 feb. 2025.
MARINHO, Letícia Carvalho de Mattos. Indicadores de acessibilidade em exposições on-line: a experiência de visitantes com deficiência visual no Museu da Vida Fiocruz. Dissertação (Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde), Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2023.
MORAIS, Silvilene De Barros Ribeiro. Inclusão em Museus: conceitos, trajetórias e práticas. Tese (Doutorado em Museologia e Patrimônio), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, Rio de Janeiro, 2019. Available at: http://www.unirio.br/ppgpmus/copy_of_silvilene_barros_ribeiro_morais.pdf. Accessed: 06 feb. 2025.
NORBERTO ROCHA, Jessica et al. Investigating accessibility in Latin American science museums and centers. Anais da Academia Brasileira de Ciências, Rio de Janeiro, v. 92, n. 1, p. 1–16, 2020. Available at: https://www.scielo.br/j/aabc/a/BC57wXzXMZbCCntbtHJf3QL/. Accessed: 06 feb. 2025.
NORBERTO ROCHA, Jessica; MARANDINO, Martha. A Marcha pela ciência é também a marcha pelos museus e centros de ciência no Brasil. Pensar a Educação em Pauta - Um jornal para a Educação Brasileira, Belo Horizonte, 2017. Available at: https://www.researchgate.net/publication/340580083. Accessed: 06 feb. 2025.
PREMA, Dipesh; DHAND, Ruby. Inclusion and accessibility in STEM education: Navigating the duty to accommodate and disability rights. Canadian Journal of Disability Studies, Waterloo, 2019. Available at: https://cjds.uwaterloo.ca/index.php/cjds/article/view/510/768. Accessed: 06 feb. 2025.
SARRAF, Viviane Panelli. Reabilitação do Museu: Políticas de Inclusão Cultural por meio da Acessibilidade. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Available at: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-17112008-142728/pt-br.php. Accessed: 06 feb. 2025.
VILELA-RIBEIRO, Eveline Borges; BENITE, Anna Maria Canavarro. Alfabetização científica e educação inclusiva no discurso de professores formadores de professores de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 3, p. 781–794, 2013. Available at: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/qc7qBX6QPzHvBvPKpr5pJ5w/abstract/?lang=pt. Accessed: 06 feb. 2025.
YIN, Robert K. Case study research and applications: Design and methods. 6.ed. Los Angeles: SAGE Publications, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.