Modelo didático para o ensino sobre a histologia da pele, considerando as necessidades de estudantes com deficiência visual

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Biologia. Deficiência visual. Educação Inclusiva. Modelo didático.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o uso de modelos didáticos no ensino de Biologia para estudantes com deficiência visual, incluídos em classes comuns, bem como produzir uma estratégia didática que auxilie no ensino sobre a Histologia da pele. O levantamento bibliográfico foi realizado nas Bases de dados da Capes e no portal SciELO, por meio do qual observou-se que, poucos abordavam de fato o uso de modelos didáticos no ensino de biologia, considerando as necessidades educacionais específicas de estudantes com deficiência visual, o que indica a necessidade de pesquisas nessa área. Entende-se que o modelo didático concreto proposto neste trabalho, bem como a estratégia proposta, poderão ser importantes ferramentas no processo ensino aprendizagem de Ciências e Biologia, pois se adequam as especificidades dos alunos com cegueira, baixa visão e alunos videntes e constituem-se em materiais de fácil confecção.

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Biografia do Autor

Valdemir Pedro de Deus, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), Campus Umuarama

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, campus Umuarama.  ORCID: https://orcid.org/signin0000-0003-2929-966X

Elaine Tótoli de Oliveira, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, campus Umuarama. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2737-7564

Elisangela Andrade Angelo, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), Campus Umuarama

Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá. Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, campus Umuarama. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8876-4790

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Publicado

2025-07-07

Como Citar

PEDRO DE DEUS, Valdemir; TÓTOLI DE OLIVEIRA, Elaine; ANDRADE ANGELO, Elisangela. Modelo didático para o ensino sobre a histologia da pele, considerando as necessidades de estudantes com deficiência visual. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e025008, 2025. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/2136. Acesso em: 9 jul. 2025.