Políticas Brasileiras de Educação Inclusiva

impactos na Formação de Professores no período de 2016-2024

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores. Educação Inclusiva. Políticas Educacionais.

Resumo

Neste artigo analisamos a trajetória das políticas públicas relativas à Educação Inclusiva no Brasil, no período de 2016 a 2024, com foco na formação inicial e continuada de professores. Esse período foi marcado por transformações políticas, econômicas e sociais que impactaram diretamente a formação de professores e a implementação de práticas inclusivas. A pesquisa examinou as políticas educacionais dos governos de Michel Temer (2016-2018), Jair Bolsonaro (2019-2022) e os primeiros anos do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (2023-2024), destacando a Emenda Constitucional nº 95/2016, a reforma do Ensino Médio, a reformulação da Política Nacional de Educação Especial, os desafios impostos pela pandemia de Covid-19 e os resultados do PNE (2014-2024). Analisando esses documentos, concluímos que a Educação Inclusiva avançou de forma desigual, evidenciando a necessidade de políticas consistentes, financiamento adequado e formação docente qualificada para consolidar um sistema educacional verdadeiramente acessível e equitativo.

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Biografia do Autor

Carolina Conceição Prado, Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda em Educação em Ciências na Universidade de Brasília (UnB), com foco em inclusão educacional e formação docente. Mestrado em Ciências da Saúde. Graduada em Psicologia - Licenciatura Plena e Bacharelado, e em Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura. Atuou também por mais de 15 anos na educação básica, especialmente em Ciências e Biologia. Atualmente, é professora na Faculdade Uninassau Brasília e pesquisadora no Leia Brasil ONG, desenvolvendo projetos voltados para promoção da leitura e práticas educacionais inclusivas. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4247-0695

Gerson de Souza Mòl, Universidade de Brasília - UnB

Bacharel e Licenciado em Química pela Universidade Federal de Viçosa UFV, mestre em Química Analítica pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG e doutor em Química pela Universidade de Brasília UnB, com posdoc na Universidade de Aveiro - Portugal. Professor Titular do Instituto de Química da UnB, orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência PPGEduC. Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Ensino de Química - SBEnQ. Editor da Revista da SBEnQ. Parecerista de revistas científicas. Um dos autores do livro didático Química Cidadã. Pesquisa e orienta em Educação Inclusiva no Ensino de Ciências. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1964-0513

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Publicado

2025-07-07

Como Citar

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