A educação inclusiva no ensino de ciências

mapeamento de pesquisas em periódicos especializados

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Ensino de Ciências. Formação de Professores. Estado do Conhecimento.

Resumo

A educação inclusiva no ensino de ciências visa atender às necessidades de aprendizagem de todos os estudantes, promovendo um aprendizado equitativo. A presente pesquisa, de cunho qualitativo e do tipo estado do conhecimento objetiva mapear e analisar os trabalhos publicados em dois periódicos de ensino de ciências que abordam a temática da educação inclusiva, identificando as principais tendências pedagógicas e desafios discutidos, com o intuito de compreender como o ensino de ciências tem sido adaptado para atender às necessidades educacionais especiais de alunos da educação inclusiva. O material de análise foram 25 artigos, 14 recuperados da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia (RBECT) e 11 da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC), ambas classificadas no estrado A do qualis CAPES, de 2014 a 2024. As pesquisas em educação inclusiva na área de ciências avançaram com tecnologias assistivas, adaptações curriculares e capacitação docente, mas ainda enfrentam desafios como recursos escassos e formação insuficiente de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7666-7253 

Lucilia Vernaschi de Oliveira, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente na área de Educação Especial do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus de Umuarama/PR.  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1356-537X

Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Mestrado em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0436-6718 

Bethânia Vernaschi de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestranda no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1006-330X

Referências

ANDRADE, Jordana Américo Zei.; FELÍCIO, Cinthia Maria. As práticas pedagógicas de professores de ciências e matemática com estudantes com necessidades educacionais específicas: um estudo de caso. Research, Society and Development, Itabira, v. 9, n. 11, e86291110659, 2020. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1479. Acesso em: 15 jan. 2024.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, 7 jul. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l13146.htm. Acesso em: 11 jan. 2025.

COSTA, João Francisco Staffa da.; LIMA, Valderez Marina do Rosário.; BIEMBENGUT, Maria Salett. Percepção espacial de uma pessoa com cegueira: das interações e das vivências. R. Bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 16, p. 1-20, 2023.Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13944. Acesso em: 15 jan. 2025.

FOLTRAN JUNIOR, Dierone Cesar.; SILVA, Sani de Carvalho Rutz da.; VIGINHESKI, Lúcia Virginia Mamcasz. Desenho Universal da Aprendizagem e Tecnologia Assistiva: uma revisão de literatura sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior.

R. Bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 17, Edição Especial, p. 1-20, 2024. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17018. Acesso em: 25 jan. 2025.

GONÇALVES, Franciane Braga Machado.; ANDRADE, Renan de Bastos.; SZMOSKI, Romeu Miqueias.; MATOS, Eloiza Aparecida Silva Avila de. Utilização da plataforma Moodle para avaliação na disciplina de Libras para ouvintes no ensino superior: um estudo de caso. R. Bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 12, n. 1, p. 598-611, jan./abr. 2019. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9702. Acesso em: 25 jan. 2025.

JESUS, Tiago Santos de.; PAGAN, Alice Alexandre.; ROCHA, Fábio Teotho. Desempenho escolar em ciências: adequação de um sistema de avaliação para estudantes com transtornos da aprendizagem. R. Bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 12, n. 2, p. 1-18, mai./ago. 2019. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2864. Acesso em: 25 jan. 2025.

MACHADO, Maíra Souza.; SIQUEIRA, Maxwell Roger Purificação.; OLIVEIRA, Rafaela Rocha.; DUARTE, Ana Cristina Santos. Panorama de publicações no ensino de ciências e educação inclusiva: o que tem sido produzido? R. Bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 12, n. 2, p. 395-426, mai./ago. 2019. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5205. Acesso em: 25 jan. 2025.

MENEZES, Naiara Silva.; DIAS, Viviane Borges. Inclusão e o Ensino de Ciências e Biologia Para Alunos com Transtorno do Espectro Autista: Análise dos Trabalhos Publicados nos Encontros Nacionais de Biologia e de Pesquisa em Educação em Ciências. RBPEC. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 22, e38851, 1–24. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/38851/31577. Acesso em: 25 jan. 2025.

MODENUTTE, Stelamarys Caobianco.; MONTEIRO, Marco Aurélio Alvarenga.; SUSIKI, Paulo Atsushi. Fenomenologia e filosofia existencialista de Heidegger no estudo de um deficiente intelectual e suas dificuldades na aprendizagem de matemática. R. Bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 12, n. 1, p. 450-461, jan./abr. 2019. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9708. Acesso em: 25 jan. 2025.

MONTEIRO, Eduardo Lemes.; CAMARGO FILHO, Paulo Sérgio de.; GRESCZYSCZYN, Marcella Cristyanne Comar. Atividade experimental como recurso para interação de alunos com transtornos específicos de aprendizagem em Física Moderna e Contemporânea. R. Bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p. 1-15, jan./abr. 2017. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5715. Acesso em: 25 jan. 2025.

OLIVEIRA, Juliani Flávia de.; FERRAZ, Denise Pereira de Alcantara. Ensino de Ciências ao Aluno Surdo: Um Estudo de Caso sobre a Sala Regular, o Atendimento Educacional Especializado e o Intérprete Educacional. RBPEC. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 21, e22873, 1–23. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/22873/26077. Acesso em: 25 jan. 2025.

OLIVEIRA, Maria Djanira de.; PEREIRA, Otaviano José.; BRETTAS, Anderson Claytom Ferreira. Os Institutos Federais de Educação e as práticas de Inclusão: A desafiante trajetória do atendimento ao aluno no NAPNE IFTM Campus Uberaba – MG. R. Bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 16, p. 1-18, 2023. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14139. Acesso em: 25 jan. 2025.

OLIVEIRA, Rafaela Rocha.; DIAS, Viviane Borges.; SIQUEIRA, Maxwell. Formação de Professores de Biologia e Educação Inclusiva: Indícios do Projeto Acadêmico Curricular. RBPEC. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 19, 225–250. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4935/9958. Acesso em: 25 jan. 2025.

OLIVEIRA, Rafaela Rocha.; MACHADO, Maíra Souza.; SIQUEIRA, Maxwell. Formamos professores para a educação inclusiva? Análise de publicações sobre formação de professores de Ciências/Biologia. R. Bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 10, n. 2, p. 1-23, mai./ago. 2017. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3784. Acesso em: 25 jan. 2025.

OLIVEIRA, Walquíria Dutra de.; BENITE, Anna M. Canavarro. Estudos sobre a relação entre o intérprete de LIBRAS e o professor: implicações para o ensino de ciências. RBPEC. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 15, nº3, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4331/2897. Acesso em: 25 jan. 2025.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Declaração Mundial sobre Educação para Todos: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem. Jomtien, Tailândia, 5 a 9 de março de 1990. Paris: UNESCO, 1990. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org. Acesso em: 11 jan. 2025.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. Salamanca, Espanha, 7 a 10 de junho de 1994. Paris: UNESCO, 1994. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org. Acesso em: 11 jan. 2025.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo. Nova York: Nações Unidas, 2006. Disponível em: http://www.un.org/esa/socdev/enable/documents/tccconve.pdf. Acesso em: 11 jan. 2025.

PAOLI, Joanna de.; MACHADO, Patrícia Fernandes Lootens. Ensino-Aprendizagem em Ciências de Alunos com Transtorno do Espectro Autista. RBPEC. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 24, e51066, 1–28. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/40432/35380. Acesso em: 25 jan. 2025.

PAULA, Tatiane Estácio de.; GUIMARÃES, Orliney Maciel.; SILVA, Camila Silveira da. Necessidades Formativas de Professores de Química para a Inclusão de Alunos com Deficiência Visual. RBPEC. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 17(3), 853–881. Dezembro 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4550/2983. Acesso em: 25 jan. 2025.

PEREIRA, Lidiane de Lemos Soares.; CURADO, Thalita Costa.; BENITE, Anna Maria Canavarro. Elaboração Conceitual de Química em uma Perspectiva Bilíngue: Um Estudo a Partir da Educação de Surdos. RBPEC. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 22 e32695, 1–26. Disponível em:

https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/32695/32514. Acesso em: 25 jan. 2025.

RAMBO, Michele Cristiane Diel.; FERNANDES, Solange Hassan Ahmad Ali. Uma revisão bibliográfica sobre as altas habilidades/superdotação com enfoque na matemática. R. Bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 13, n. 2, p. 78-105, mai./ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9582. Acesso em: 25 jan. 2025.

RAMOS, Maria Inês Batista Barbosa.; REZENDE FILHO, Luiz Augusto Coimbra de. Vídeo em Libras: um estudo sobre produção e consumo de material audiovisual para a educação de surdos. R. Bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 7, núm. 1, jan-abr.2014. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1406/1218. Acesso em: 25 jan. 2025.

RIZZO, Adrian Luiz.; BORTOLINI, Sirlei.; REBEQUE, Paulo Vinícius dos Santos. Ensino do Sistema Solar para alunos com e sem deficiência visual: proposta de um ensino inclusivo. RBPEC. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 14, nº 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4288/2853. Acesso em: 25 jan. 2025.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/24176. Acesso em 8 fev. 2025.

SANTANA, Gustavo Ferreira da Silva.; BENITEZ, Priscila.; MORI, Rafael Cava. Ensino de Química e Inclusão na Educação Básica: Mapeamento da Produção Científica Nacional. RBPEC. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, Volume 21, e24795, 1–27. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/24795/27313. Acesso em: 25 jan. 2025.

SILVA, Marily Dilamar.; GONÇALVES, Fábio Peres.; MARQUES, Carlos Alberto. Práticas pedagógicas em Ciências da Natureza nos anos iniciais do ensino fundamental com estudantes cegos. RBPEC. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências,Belo Horizonte, v. 15, nº 3, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4326/2892. Acesso em: 25 jan. 2025.

SOUZA, André Luis Santos de.; LEONOR.; GEDIEL, Ana Luisa Borba. Ensino remoto e acessibilidade na educação de surdos: uma análise crítica decolonial da plataforma “Se Liga Na Educação". R. Bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, Edição Especial, p. 138-154, abr. 2022. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14798. Acesso em: 25 jan. 2025.

VARGAS, Jaqueline Santos.; GOBARA, Shirley Takeco. Elaboração e utilização de Sinais de Libras para os conceitos de Física: Aceleração, Massa e Força. R. Bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 8, Ed. Sinect, jan-abr.2015. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2983. Acesso em: 25 jan. 2025.

VIGINHESKI, Lucia Virginia Mamcasz.; SILVA, Sani de Carvalho Rutz da.; SHIMAZAKI, Elsa Midori.; CASSANDRE, Marcio Pascoa l. Ensino de conceitos sobre geometria fractal para estudantes cegos: do estudo de caso à instrumentalização docente. R. Bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, Edição Especial, p. 79-99, mar. 2022. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14797. Acesso em: 25 jan. 2025.

VIVIAN, Prestes Ellen Cristine Prestes. LEONEL, André Ary. Ensino-Aprendizagem de Física nas Escolas de Educação Bilíngues para Surdos. RBPEC. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 22, e31335, 1–27. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/31335/29771. Acesso em: 25 jan. 2025.

Downloads

Publicado

2025-07-07

Como Citar

YAEGASHI, Solange Franci Raimundo; OLIVEIRA, Lucilia Vernaschi de; ALENCAR, Gizeli Aparecida Ribeiro de; OLIVEIRA, Bethânia Vernaschi de. A educação inclusiva no ensino de ciências: mapeamento de pesquisas em periódicos especializados. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e025005, 2025. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/2153. Acesso em: 9 jul. 2025.