Produção bibliográfica acerca dos recursos didáticos no ensino de ciências para estudantes com Transtorno do Espectro Autista

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. TEA. Atividade Lúdica. Ensino Aprendizagem. Adaptação.

Resumo

Esta pesquisa objetivou investigar o que as produções científicas nacionais têm apresentado, no período compreendido entre 2018 e 2024, acerca da utilização de recursos didáticos adaptados e do jogo didático no ensino de ciências para alunos com TEA, incluídos na escola regular. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória, de cunho qualitativo. A busca pelos artigos foi realizada na base de dados do Google Acadêmico, Capes e SciELO. O resultado demonstrou que a utilização de recursos didáticos adaptados, de atividades lúdicas e de estratégias pedagógicas específicas para o ensino de Ciências para estudantes com TEA são de suma importância, porém detectou-se a escassez da utilização de jogo didático neste processo, reduzindo assim as possibilidades de recursos didáticos alternativos. Diante de tal constatação, sugere-se que outras pesquisas desta natureza sejam empreendidas.

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Biografia do Autor

Eloisa Eduarda França Maschio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), Campus Umuarama

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8610-1352

Lucilia Vernaschi de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), Campus Umuarama

Doutora em Educação, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1356-537X

Elaine Tótoli de Oliveira, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Mestra em Educação, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). ORCID https://orcid.org/0000-0003-2737-7564

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Publicado

2025-07-07

Como Citar

EDUARDA FRANÇA MASCHIO, Eloisa; VERNASCHI DE OLIVEIRA, Lucilia; TÓTOLI DE OLIVEIRA, Elaine. Produção bibliográfica acerca dos recursos didáticos no ensino de ciências para estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e025012, 2025. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/2154. Acesso em: 9 jul. 2025.