Contribuições da mediação para a formação da Identidade Profissional Docente

Autores

Palavras-chave:

Identidade Profissional Docente. Mediação. Inclusão no Ensino Superior. Educação Matemática de Surdos.

Resumo

O objetivo do artigo é investigar as percepções de futuros professores de matemática que atuam como mediadores pedagógicos com surdos no ensino superior. A questão central se expressa por meio da seguinte pergunta: Experiências vividas por licenciandos em matemática, que são mediadores pedagógicos de estudantes surdos, podem contribuir na composição da identidade profissional docente? A metodologia possui caráter qualitativo, e foram realizadas entrevistas com licenciandos em matemática que atuaram como mediadores. A análise destacou dois eixos principais: formação e atuação do mediador, e as dificuldades dos alunos surdos com a matemática básica. Conclui-se que as vivências como mediadores desempenharam um papel significativo na constituição da identidade profissional docente dos entrevistados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Costa, UFRRJ

Licenciada em Matemática. Pós-graduada em Atendimento Educacional Especializado. Pós-graduada em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT). Pós-graduada em Ensino de Matemática. Mestra em Educação de Ciências e Matemática. Graduada em Segunda Licenciatura em Pedagogia. Interesses nas áreas de Ensino de Matemática e Educação matemática Inclusiva. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0415-2733

Gisela Maria da Fonseca Pinto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora e Mestre em Ensino de Matemática, com Estágio Pós-Doutoral. Professora Associada do Departamento de Matemática da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, campus Seropédica. É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFRRJ, orientando alunos nas áreas de Educação Matemática, Diversidade e Inclusão e Formação de Professores que Ensinam Matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando na formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática. Pesquisa na área da Educação Matemática, Diversidade e Inclusão; Tecnologias Digitais para ensino de Matemática e em Formação Inicial e Continuada de Professores que Ensinam Matemática. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2468-5361

Rodrigo Cardoso dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciatura em Matemática, mestrado em Ensino de Matemática e doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física. Tem experiência na área de Matemática. Atualmente, é Professor de Matemática do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atua como Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRJ (PEMAT/UFRJ), atua como Professor Multiplicador no grupo do Projeto Fundão - Setor Matemática intitulado "Ensino da Matemática para alunos com deficiência visual ou surdos" e atua como pesquisador líder do Grupo Tecnologia, Inclusão, Matemática e Educação (TIME/PEMAT/UFRJ). Tem interesse em pesquisas na área de Educação Matemática, principalmente em estudos relacionados à Educação Matemática Inclusiva. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0967-5229

Eliza Marcia Oliveira Lippe, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Educação Especial no Instituto Multidisciplinar na UFRRJ Campus de Nova Iguaçu. Doutorado em Educação. Mestrado em Educação para Ciências. Especialização na área educacional em: Libras; Avaliação Educacional; Psicopedagogia Clínica e Educacional; Atendimento Educacional Especializado nas salas de recursos multifuncionais; Autismo. Graduada em Ciências Biológicas e em Pedagogia. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE), Membro do ENCINE - grupo de estudos em ciências e inclusão escolar da Unesp/Ilha Solteira. Membro do Grupo Memórias, História e Educação Especial da UFRRJ - MHEE. Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva na UFRRJ - GPPEE. Linhas de Pesquisa: Educação de Jovens e Adultos, Educação em Contexto de Privação de Liberdade, Educação inclusiva, Libras, Fundamentos da Educação e Financiamento da Educação. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8832-2893

Referências

ARROIO, R. S.; PEREIRA, A. L. M.; PINTO, G. M. F.; ESQUINCALHA, A. C. Ensino de matemática para o aluno surdo: revendo concepções e construindo paradigmas. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 5, n. 9, p. 248–269, 2016.

BEZERRA, P. O. A constituição da identidade profissional e dos saberes docente: territórios da experiência. Revista de Estudos em Educação e Diversidade-REED, Itapetinga, v. 1, n. 2, p. 432-445, 2020.

DAMÁZIO, M. F. M. Atendimento Educacional Especializado. Brasília: Cromos, 2007. 52p. Bibliografia: p.52-52.

DE PAULA, E. F.; CYRINO, M. C. C. T. Aspectos a serem considerados em investigações a respeito do movimento de constituição da Identidade Profissional de professores que ensinam matemática. Educação, Santa Maria, v. 45, p. 1-29, 2020.

FERREIRA, L. G.; FERRAZ, R. D. Por trás das lentes: o estágio como campo de formação e construção da identidade profissional docente. Revista Hipótese, Itapetininga, p. e021017-e021017, 2021.

FRASER, M.T.D.; GONDIM, S.M.G.. Da fala do outro ao texto negociado: discussões sobre a entrevista na pesquisa qualitativa. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 14, n. 28, p. 139-152, Aug. 2004 .

FREITAS, B. M. A construção da identidade profissional docente a partir das histórias de vida de licenciandos em Matemática participantes do Programa Residência Pedagógica da UNILAB. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.

GALINDO, W. C. M. A construção da identidade profissional docente. Psicologia: ciência e profissão, Brasília, v. 24, p. 14-23, 2004.

GUIMARÃES, M. M. Aspectos do ensino da divisão de polinômios na educação de surdos. Revista Latino-Americana de Estudos Científico. Vitória, v. 02, n.07, p. 57-59. 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (Brasília). Censo da Educação Superior 2022 – Brasília: INEP, 2023.

IZA, D. F. V.; BENITES, L. C.; SANCHES NETO, L.; CYRINO, M.; ANANIAS, E. V.; ARNOSTI, R. P.; SOUZA NETO, S. de. Identidade docente: as várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 8, n. 2, p. 273–292, 2014.

LORENZETTI, M. L. A inclusão do aluno surdo no ensino regular: a voz dos professores. Revista Contrapontos, Itajaí, v. 3, n. 3, p. 521-528, 2003.

MONTEIRO, I. A. As representações sociais da identidade profissional docente. Cadernos de estudos sociais, Recife, v. 22, n. 2, 2006.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.

MORAES, R. Análise Textual Discursiva. Educação: Pesquisa em Foco, v. 1, n. 1, p. 29-53, 2005.

NASCIMENTO, M. A. V. Dimensões da identidade profissional docente na formação inicial. Revista portuguesa de pedagogia, p. 207-218, 2007.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.

OLIVEIRA, S.; GUIMARÃES, O. M.; FERREIRA, J. As entrevistas semiestruturadas na pesquisa qualitativa em educação. Revista Linhas, Florianópolis, v. 24, n. 55, p. 210-236, 2023.

PINTO, G. M. F. O intérprete educacional de libras nas aulas de matemática. Tese (Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

PINTO, G. M. F.; ESQUINCALHA, A. C. Narrativas sobre a formação inicial de um professor de matemática surdo. Educação Matemática Em Revista, Brasília, v. 24, n. 65, p. 64-80, 2019.

SALES, E. R. A imagem no ambiente logo enquanto elemento facilitador da aprendizagem com crianças surdas. Monografia (Especialização em Informática Educativa), Universidade da Amazônia, Belém, 2004.

YAHATA, E. A.; PINTO, G. M. F. Ensino de Matemática, Surdez, Bilinguismo e Inclusão. Boletim GEPEM, Seropédica, n. 76, p. 51-62, 2020.

Downloads

Publicado

2025-07-07

Como Citar

COSTA, Amanda; PINTO , Gisela Maria da Fonseca; SANTOS, Rodrigo Cardoso dos; LIPPE, Eliza Marcia Oliveira. Contribuições da mediação para a formação da Identidade Profissional Docente. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e025004, 2025. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/2159. Acesso em: 9 jul. 2025.